COI defende a extensão de patrocínios dos Jogos para 2021
O adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para 2021 terá reflexo direto nos contratos de alguns de seus principais patrocinadores. Os acordos comerciais da P&G e GE com o Comitê Olímpico Internacional (COI) terminam no fim de 2020, causando uma brecha jurídica, já que a competição não vai acontecer dentro do contrato previsto.
Durante conferência com a imprensa nesta quarta-feira (25), Thomas Bach, presidente do COI, foi questionado sobre uma possível extensão dos contratos. “Nós contactamos todos os nossos patrocinadores. Temos seu completo apoio a respeito da decisão [pelo adiamento]. (…) Estes jogos são chamados de Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Portanto, para mim, é consequência lógica que os patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 mantenham seus direitos, ainda que os jogos sejam organizados em 2021”.
Atualmente, o comitê tem acordos de patrocínios globais com Coca-Cola, airbnb, Alibaba Group, Atos, Bridgestone, Dow, GE, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa. Juntas, as marcas investem algo em torno de US$ 1 bilhão, ou 18% da receita total do COI no último ciclo olímpico (2013-2016), como divulgado pela entidade.
Entre as marcas patrocinadoras domésticas para a edição no Japão, o COI também teve faturamento histórico. Foram negociados mais de US$ 3 bilhões de dólares, segundo o jornal Financial Times.
Apesar dos números astronômicos e incertezas a respeito de seus direitos valerem ou não em 2021, por enquanto, boa parte dos anunciantes mostram-se favoráveis e colaborativos. O PROMARK procurou as 14 patrocinadoras globais. Confira a seguir o posicionamento das que responderam até o momento:
Samsung
“Como parceira global de longa data dos Jogos Olímpicos, respeita a decisão tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o COI e os organizadores dos Jogos para garantir que os Jogos Olímpicos sejam seguros e memoráveis. Seguimos totalmente comprometidos em apoiar o Movimento Olímpico globalmente”.
Visa
“A Visa parabeniza o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Primeiro Ministro Abe pela decisão de adiar os Jogos Olímpicos Tokyo 2020 para 2021. A decisão por trás do adiamento reflete um compromisso de priorizar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos Jogos. Como orgulhosa patrocinadora dos Jogos Olímpicos por mais de 30 anos, trabalharemos com o COI, o Comitê Organizador de Tóquio (TOCOG), o governo do Japão e nossos parceiros, nos próximos meses, para fazer dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tokyo 2020 tão memoráveis em 2021, como teriam sido este ano.”
Coca-Cola
“As mais profundas simpatias de nossa empresa são dirigidas àqueles cujas famílias e amigos foram tragicamente impactados pelo coronavírus. Respeitamos plenamente a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador de Tóquio (TOCOG) de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para 2021. Sabemos que essa decisão foi tomada no melhor interesse da saúde, segurança e proteção de todos. Como patrocinador mais antigo dos Jogos Olímpicos, continuamos comprometidos em trabalhar em conjunto com o COI e o TOCOG para criar um evento bem-sucedido e seguro”.
Intel
“Por estarmos lidando com uma situação global sem precedentes, continuamos comprometidos em priorizar a saúde e o bem-estar não apenas de nossos funcionários e clientes e de suas famílias, mas de todos aqueles que fazem parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Com isso em mente, confiamos e apoiamos o COI, Comitê Organizador Tóquio 2020 e o governo japonês na decisão de adiar os Jogos. Estamos nos preparando para uma série de contingências e seguimos comprometidos em fornecer nossa tecnologia e inovação, além de aproveitar qualquer tempo a mais, para garantir a melhor experiência durante os Jogos e aprimorar o valor para a Intel quando eles acontecerem.
Panasonic
“A Panasonic apoia a decisão tomada pelo COI e pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de adiar as Olimpíadas 2020. Continuaremos a cooperação com os comitês e autoridades para garantir o sucesso dos Jogos de Tóquio 2020 e tornar a chama olímpica do próximo ano ‘uma luz no fim do túnel escuro pelo qual estamos atravessando’, como comentou o Presidente do COI Thomas Bach. Ainda estamos avaliando os impactos, mas nosso foco agora é manter aceso o espírito olímpico, e um dos princípios básicos da Panasonic, de cooperação e trabalho em equipe durante este momento.”
airBnb
“Não há nada mais importante do que a saúde pública. Apoiamos a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e nossa comunidade está pronta para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio em 2021″.
Bridgestone
“A Bridgestone apoia a decisão dos organizadores do Comitê Olímpico Internacional (COI) de adiar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. Acreditamos que esta é a escolha certa para proteger a saúde pública e o bem-estar dos atletas que se sacrificaram tanto para perseguir seus sonhos.
Nosso compromisso com os Movimentos Olímpico e Paralímpico não muda com este anúncio e esperamos que os Jogos possam unir o mundo em uma celebração do esporte e do espírito humano após esse período difícil. Ainda há muitos detalhes que precisam ser definidos em relação ao novo plano para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, mas continuaremos trabalhando em colaboração com o COI, Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Organizadores dos Jogos e nossos vários parceiros para determinar o melhor caminho a seguir e ajustar nossos planos assim que mais detalhes sobre a nova contagem regressiva para Tóquio 2020 estejam disponíveis.”
P&G
A P&G está comprometida, em primeiro lugar, com a saúde e a segurança de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos, e apoiamos a decisão do COI de adiar os Jogos Olímpicos em Tóquio. É a ação responsável a ser tomada para garantir que os atletas que trabalharam tanto para alcançar seus sonhos olímpicos tenham a oportunidade de competir com confiança e segurança. Continuamos sendo parceiros do COI e do Movimento Olímpico e trabalharemos para ajustar nossos planos de acordo com a situação.“
Leia também:
Olimpíadas: economia frágil pode frear renovação de patrocínios
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021
BandSports revê estratégia comercial após adiamento de Olimpíadas
Globo renegociará com Bradesco e Claro para Jogos Olímpicos