Como vai funcionar a DiaTV, a grade de conteúdo diário da Dia Estúdio
Com programação diária que conta com diversos programas, Rafa Dias conta como surgiu a ideia de lançar uma emissora no YouTube
A Dia Estúdio lançou uma grade de programação diária em seu canal do YouTube, chamada DiaTV, nesta quarta-feira (3). Os programas irão ser transmitidos no mesmo modelo de emissoras de TV, com conteúdo 24 horas, com programas tanto ao vivo quanto gravados.
A estreia aconteceu com um video-manifesto, publicado no próprio canal da empresa comandada por Rafa Dias. O empresário de 37 anos contou em uma entrevista exclusiva ao PROPMARK que levar uma grade televisiva para a internet sempre foi um sonho.
"Eu já pensava em fazer isso desde a minha infância. Eu tinha o sonho de ter um canal de TV. Quando eu era criança, enquanto os meus primos estavam jogando bola, eu estava no meu quarto usando a moldura da minha janela como uma tela de televisão e colocava toda a minha família do outro lado para ver", contou Rafa.
Do sonho até o fato
Ao longo de sua trajetória profissional e com o lançamento da Dia Estúdio em 2013, Rafa precisou colocar o sonho de criança dentro de uma gaveta para se tornar um empresário, dono de uma empresa com 100 funcionários, com inúmeros sucessos e números expressivos no mercado audiovisual.
Mas foi agora, prestes a completar uma década de empreitada, que a vontade voltou a florescer e chegou a fazer com que ele pensasse em desistir. "Eu não queria mais ser um empresário. Não foi para isso que eu estudei, não é essa a minha vocação. Eu cheguei a, inclusive, pensar em desistir de tudo mas os sócios entraram, questionaram sobre o que eu faria se, de fato, saísse e falaram que eu podia usar o dinheiro da empresa para realizar esse sonho", explicou.
Entre essa conversa, que aconteceu em 2022, e a decisão de transformar o canal no YouTube em uma grade de programação televisiva e multiplataforma, se passou um mês. Segundo Rafa, foram dias de reflexão para entender o que a Dia se tornaria e, foi nesse momento que o sonho da emissora iria começar o caminho para se tornar concreto.
Os programas da grade serão apresentados por 15 dos 41 criadores que são cuidados pela Dia e, além da transmissão no canal próprio da Dia Estúdio, as produções também serão veiculadas, simultaneamente, nos canais dos apresentadores, sendo eles Ana Paula Xongani, Blogueirinha, Christian Figueiredo, Eduardo Camargo e Fih Oliveira (do canal Diva Depressão), Elay Oliv, Foquinha, Gabie Fernandes, Jess Bonfioli, Lorelay Fox, Nátaly Neri, Phelipe Cruz e Paulo Corrêa (do Canal Papel Pop), Thalita Meneghim e Vítor DiCastro.
A TV terá uma média de seis horas diárias de ao vivo, programas inéditos e outras produções já conhecidas da Dia Estúdio, como o videocast DiaCast. Após o fim da transmissão, os conteúdos ficarão disponíveis em formato de VOD nos mesmos canais.
Relação com os anunciantes
Segundo Rafa Dias, a DiaTV conta com diversos pacotes para os anunciantes que queiram veicular suas campanhas na grade da programação, desde cotas que incluem a inserção em todos os programas até outras que incluem só os programas escolhidos pelo cliente.
"Nós temos todas as possibilidades, mas o que a gente gosta e sempre fala é que, pelo conceito da DiaTV, pelo menos um dos apresentadores tem que estar em alguma das ação. A gente não vai pegar um comercial já desenvolvido e colocar ele no meio da grade não tendo nenhum tipo de aderência com os expectadores. A Dia pode produzir a campanha ou não, mas um dos criadores tem que estar nela", explicou Rafael.
O empresário não revelou quais e quantas marcas estarão presentes na grade de programação, mas segundo ele, conversas estão acontecendo.
"Nós estamos fechando ainda, mas como não temos nada assinado ainda, não posso contar. Estamos conversando com várias marcas e as agências procuraram muito a gente", afirmou o dono da Dia Estúdio.
Apesar disso, Dias garantiu que cada apresentador terá a autonomia de escolher o que será passado no seu programa, com base nos valores pessoais e morais de cada um. "Está muito claro entre eles que pode sim ter um programa com quatro cotas vendidas e outro sem nenhuma. Por isso, nós fizemos um investimento da empresa mesmo para produzir tudo".
Os desafios da DiaTV
Toda novidade de mercado vem acompanhada de desafios e, no caso da Dia Estúdio com a DiaTV, não seria diferente. Dentre todas as possibilidades de obstáculos pelo caminho, Rafael destacou uma: a engenharia técnica.
"A gente está fazendo uma coisa que não existe e, se não existe, não tem equipamento pronto para ligar os cabos e fazer funcionar. Esse é um formato novo e que vai reunir todos os canais em um mesmo sinal por 24 horas, 30 dias no mês. Até quando a gente vai falar de profissionais para trabalhar aqui, não existe alguém que saiu de uma outra empresa como a nossa. Então, o desafio está no lugar da inovação", contou Rafa.
O legado que Rafa quer deixar
Em novembro, a Dia Estúdio vai completar a sua primeira década e carrega na sua história diversos momentos que representaram uma mudança no cenário, como por exemplo a primeira Live da Parada LBGTQIAP+ de São Paulo, no Youtube.
Com um casting diverso, conteúdos com milhões de visualizações e uma audiência apaixonada, que acompanha e celebra cada passo novo dado, Rafa quer poder um dia olhar para trás e ver que o sonho daquela criança nascida em Santa Catarina se realizou e que, junto, ele fez com que milhares de pessoas se sentissem presentadas pelo mesmo sonho.
"Quando eu comecei na internet, eu tinha muita vergonha de as pessoas comentarem nos vídeos que eu era gay. A minha família não sabia. Mas agora, vendo que existe um TV com pessoas diversas, sendo quem elas são, não tem preço para mim. Com a criação da DiaTV, eu recebi milhares de mensagens de pessoas me agradecendo, falando 'muito obrigada por fazer com que a gente se enxergasse na televisão'. Eu acho que isso é o que eu quero deixar. É saber que a Dia Estúdio e a DiaTV mudaram isso. Eu já escutei muito de canais lineares da televisão que X criador não pode entrar porque o público não está acostumado com ele, mas quando que o público vai acostumar se ele não for colocado ali? Então esse é o legado que eu quero deixar com a DiaTV", finalizou Rafa Dias.