Dentsumcgarrybowen: "liderança criativa vai salvar o futuro do negócio"
Merlee Jayme, copresidente global da Dentsumcgarrybowen, participou do Lions Live, evento online do Cannes Lions, nesta terça-feira (23). Na apresentação “Creativity is My Business”, ela avaliou que a liderança criativa vai salvar o futuro do negócio.
Para explicar seu ponto de vista, a executiva lembrou sua trajetória, desde o começo ávido por criar e entregar bons trabalhos que fossem reconhecidos pela empresa e em premiações, até mergulhar nos negócios dos clientes. “De repente eu entendia e simpatizava com as dores e detalhes dos negócios. E o produto criativo evoluiu para melhor e com melhores resultados. Quando eu tive minha própria agência, eu descobri o poder de ser um criativo de negócios. E até a gestão tornou-se criativa”, diz.
Uma das medidas adotadas foi o que ela chamou de “Pot Luck”, perguntar o que mais os colaboradores sabiam fazer além dos seus cargos. “É simples. A pessoa coloca na mesa quais outras habilidades e talentos ela tem além do trabalho diário. Coisas assim ampliam o time e o torna muito eficiente”, contou.
Merlee contou que a maior lição que aprendeu como líder foi construindo relações criativas “muito poderosas”. “Clientes apreciam quando pensamos em soluções criativas que ajudam seus negócios, porque lealdade e confiança crescem com isso. Então cada vez mais eles procuram lideranças criativas para parcerias reais e que ajudem a encontrar novas formas de navegar nesses tempos incertos. Por isso, jovens, sei que vocês têm esse entusiasmo, mas eventualmente avancem, aprendam e mergulhem nos negócios. Isso é se preparar para o futuro”, diz.
Ela apresentou três conselhos a partir de sua experiência como líder criativa.
1 – Ame uma marca
Encontrar um cliente que realmente ame a marca. “Quando você ama a marca para qual está trabalhando você não se importa de trabalhar duro porque você realmente está gostando disso. É o relacionamento mais poderoso no mundo do marketing”, diz.
2 – Olhe os números
É importante ter um quadro completo e amplo do que está acontecendo na agência. “Saiba o quanto contribui. Isso te ajudará a tomar medidas como dar recompensas ao time e tornar o escritório um lugar mais feliz”, avalia.
3 – Crie ideias que criam resultados
Para ela, é preciso mostrar energia e entusiasmo em dar vida a uma ideia, sim, mas o mesmo deve acontecer para que seja uma ideia efetiva.
Outro ponto destacado pela executiva é que a crise vivida atualmente não pode ser resolvida fazendo as mesmas coisas já feitas ou buscando fórmulas já testadas. “Nessa situação única ser distinto é mais necessário do que nunca. Não podemos nos contentar com o que já foi feito. Sei que muitos odeiam a expressão ‘novo normal’, mas é a realidade e o novo normal precisa de um novo mindset”, afirma.
Para se tornar mais criativo e distinto neste contexto, a profissional citou alguns princípios:
1 – Cuide do negócio
“Entenda o negócio, se coloque no lugar de dono, se preocupe com suas preocupações, procure oportunidades”, avalia.
2 – Ouse
“Se todo mundo for zing, você zag. Quando tudo parece quase um mashup com todos agindo e fazendo quase da mesma forma, procure um insight significativo para a marca e use. Busque uma perspectiva diferente e com verdade humana que faça diferença”, comentou exemplificando com campanhas de Coca-Cola (Reasons to Believe) e de Burger King (Moldy Whooper).
3 – Sair da zona de conforto e ir para zona de coragem
“Saia da segurança, não é tempo de repetir fórmulas. Uma das formas de encontrarmos esse lado novo é… ouvindo David Bowie”, disse apresentando um vídeo do artista com a mensagem: “Se você se sente seguro no que está trabalhando, você não está trabalhando na área certa. Sempre vá além do que acha ser possível […] Quando você pensa que atingiu o limite provavelmente é quando está perto de fazer algo incrível.”
A executiva reforçou que não basta se sentir confortável nem se contentar com o que já foi feito, com “ideias seguras e esquecíveis”. “Temos que antecipar as mudanças, ter empatia e voz. Como Bowie diz: ‘se sabemos no que acreditamos, sabemos como nos comportar’. É preciso manter a autenticidade e incentivar a criatividade. Liderança criativa é mais necessário do que nunca. Por isso convido as agências a trazerem a criatividade de volta ao centro dos negócios. É o único jeito de liderar o futuro.”