DM9 vence como Agência do Ano do Ampro Globes Awards
Dividido em quatro vertentes, o evento que foi realizado na noite desta segunda-feira (11) premiou 17 categorias
A Associação de Marketing Promocional (Ampro) celebrou os seus 30 anos com a cerimônia do Ampro Globes Awards que foi realizada nesta segunda-feira (11), no Blue Note, em São Paulo.
O evento, marcado pela entrega dos prêmios e por painéis, celebrou as ativações e ações de live marketing de 2023 e consagrou a DM9 como Agência do Ano.
Além disso, a associação também anunciou os vencedores da primeira edição do Grand Prix de ESG da premiação com o prêmio entregue para a ação "Cartão orgulho", criada pela Terruá para o Banco do Brasil.
O último grande prêmio da noite, sendo o Grand Prix de Criatividade, foi dado para a Soko pela campanha "Um lugar ao Sol", desenvolvida para a Dove.
Categorias
Dividida em quatro verticais — Trade, Business, Consumer e Content —, o Ampro Globes Awards premiou com 17 categorias, sendo elas Creative Business Transformation, Melhor Construção de Marca, Melhor Lançamento de Produto, Melhor Campanha de Comunicação Integrada, Melhor Ideia ou Conceito, Melhor Experiência de Marca, Melhor Evento Presencial, Virtual ou Híbrido, Melhor Promoção, Melhor Uso de Relações Públicas, Melhor Ação de Entretenimento, Melhor Ação de Branded Content, Social ou Influencer, Melhor Ativação de Patrocínio, Melhor Campanha de Incentivo, Melhor Execução de Trade Marketing, Melhor Campanha de Trade Marketing (Multicanais), Melhor Campanha de Fidelidade de Marca e Melhor Campanha B2B.
Neste ano, a premiação bateu o recorde de inscrições, somando 467 cases, e destes, 28% entraram para os shortlists. Entre as agências mais premiadas com Ouro na noite estão a DM9, que subiu ao palco dez vezes; California, Atenas e End to End, com cinco prêmios cada. Veja quais foram os vencedores do Ampro Globes Awards 2023.
Vertical Trade
Melhor Campanha de Incentivo
Sócios do Zé (California para o Zé Delivery)
Histórias que podemos evitar (Grupo Phocus para a Vale Global)
Melhor Execução de Trade Marketing
Promoção Bud te leva pra Copa (Score Group para a Ambev)
Melhor Campanha de Trade Marketing (Multicanais)
Stranger Bunker (DM9 para o Burger King)
Miau-dota (Estalo para Nestlé Friskies)
Melhor Campanha de Fidelidade de Marca
Sócios do Zé (California para o Zé Delivery)
Cartão Orgulho (Terruá para o Banco do Brasil)
Melhor Campanha B2B
Google Black Friday (Hands para o Google Brasil Internet)
Vertical Business
Creative Business Transformation
Veja Pisadinha (MKT House para a Reckitt)
Melhor Construção de Marca
Let's Rock The Break (Batux para o Kit Kat)
Stranger Bunker (DM9 para o Burger King)
Amstel — Me Chame Pelo Meu Nome (Grupo TV1 para a Amstel)
Melhor Lançamento de Produto
Bob Esponja Fenda do BK (DM9 para o Burger King)
The One Exhibition (DM9 para a Leica)
Melhor Campanha de Comunicação Integrada
Stranger Bunker (DM9 para o Burger King)
Pelé no Dicionário (End to End para sportv)
Vertical Consumer
Melhor Ideia ou Conceito
Heineken Nature Band (Atenas para a Heineken)
Let's Rock the Break (Batux para o Kit Kat)
Heinz Tattoo Ink (Soko para a Heinz)
Melhor Experiência de Marca
Heineken Nature Band (Atenas para a Heineken)
Heineken Village (Red Door para a Heineken)
Um Lugar ao Sol (Soko para a Dove)
Melhor Evento Presencial, Virtual ou Híbrido
Cartão Orgulho (Terruá para o Banco do Brasil)
Heineken Rock in Rio (Atenas para a Heineken)
Lançamento do Novo Nissan Sentra 2023 (Avantgarde para a Nissan Brasil)
Heinken Village (Red Door para a Heineken)
Melhor Promoção
Let's Rock the Break (Batux para o Kit Kar)
Veja Pisadinha (MKT House para a Reckitt)
Promoção Bud Te Leva para a Copa (Score Group para a Ambev)
Vertical Content
Melhor uso de Relações Públicas
Combinações Surpreendentes (California para a Ambev)
Sócios do Zé (California para o Zé Delivery)
Cartão Orgulho (Terruá para o Banco do Brasil)
Cost of Gold (DM9 para a Urihi – Associação Yanomami)
@palmeiras not found (End to End para Mães da Sé & Palmeiras)
Sinta na Pele o que ta rolando na Série (Pros para O Boticário)
Melhor ação de Entretenimento
Cost of Gold (DM9 para a Urihi – Associação Yanomami)
Stranger Bunker (DM9 para o Burger King)
@palmeiras not found (End to End para Mães da Sé & Palmeiras)
Melhor ação de Branded Content, Social ou Influencer
Combinações Surpreendentes (California para a Ambev)
Cost of Gold (DM9 para a Urihi – Associação Yanomami)
Pelé no Dicionário (End to End para o sportv)
@palmeiras not found (End to End para Mães da Sé & Palmeiras)
Melhor Ativação de Patrocínio
Heineken Nature Band (Atenas para a Heineken)
Heineken Rock in Rio (Atenas para a Heineken)
Itaú no Rock in Rio (Todos para o Itaú Unibanco)
Ampro Talks
As comemorações dos 30 anos da Ampro também foram marcadas por painéis com nomes relevantes do mercado de comunicação e influencia.
O primeiro deles trouxe uma reflexão sobre as novas perspectivas para profissionais da comunicação e contou com a presença de Felipe Simi, CEO da Soko e presidente do Observatório da Diversidade na Propaganda, e Andre Athayde, agency partner da Meta, além de ter sido mediado por Christiane Pelajo, jornalista e apresentadora.
Durante a conversa, ambos falaram sobre a importância não só da diversidade mas também da inclusão tanto nas agências como no mercado em si. "Diversidade conectada a negócios gera rentabilidade e é o caminho para a transformação", apontou Athayde.
Apesar do assunto estar em pauta, Simi apresentou um contraponto e afirmou que está vendo uma retração no movimento no último um ano e meio. Segundo o CEO da Soko, a corrida pela diversidade nas empresas aconteceu com o foco de contratar para gerar representatividade e não com o pensamento de inclusão das pessoas sub-representadas.
"Para sobreviver, precisamos de diversidade de repertórios. Para ter criatividade, precisa de pluralidade. A estratégia não é preencher caixa. Tem de ser percentual. Se você quer refletir os interesses, você tem que proporcionalidade dentro de casa", afirmou o executivo.
Outro tema levado para o palco do Blue Note foi a transformação digital. No talk que contou com a presença de Theo Lima, head of sales do TikTok; Claudio Paim, diretor de produtos publicitários dos canais Globo; e Heloisa Santana, presidente-executiva da Ampro; os executivos levantaram pontos sobre a multicanalidade e a mudança do cenário do live marketing.
No caso da Globo, Paim explicou que a transformação começou no momento em que a emissora mudou o sistema para receber o digital, algo que foi acelerado pela pandemia. "Hoje nós trabalhamos todas as plataformas de forma integrada e a transformação é constante", ressaltou.
Já Theo Lima apontou que, atualmente, o TikTok ocupa um papel diferente do esperado das plataformas digitais, tendo se tornado um local de descoberta de serviços e produtos. "O TikTok é usado como um buscador. Estamos trabalhando uma experiência onde é integrado a experiência de compra na plataforma. Nosso mote é 'Não faça anúncios, faça TikToks', porque as pessoas querem ver conteúdos de marcas", afirmou o executivo.
Por fim, o último painel foi marcado pela visão dos influenciadores sobre a criação de conteúdo para marcas e contou com a presença de Thiago Oliveira, jornalista e apresentador do programa "É de casa" da Globo e Laura Vicente, apresentadora e repórter. Além deles, a visão empresarial do assunto ficou por conta de Thiago Lopes, CEO do Porta dos Fundos.
Um dos assuntos tratos pelos participantes durante o bate-papo foi a responsabilidade dos influenciadores na disseminação da mensagem de uma marca e como a entrega dos conteúdos tende a ser melhor sucedida quando feita de forma autêntica e com uma linguagem para cada plataforma.
"Quando a gente tem o desafio de entregar o conteúdo, são públicos que nem a gente conhece, então temos de encontrar maneiras. Quando a gente se sente à vontade, o telespectador percebe e compra a ideia. É importante se envolver de uma forma 360°", afirmou o apresentador da Globo.
O posicionamento foi completado com a ideia do executivo do Porta dos Fundos, que apontou que é possível que as marcas existam de forma autêntica nos canais digitais porque o marketing de influência permite que os produtos sejam mostrados de forma natural. "Como ex-gestor, eu pensava que a pior coisa que eu poderia fazer era virar para um influenciador e pedir para ele se despir do próprio conteúdo. Nesse lugar, eu levo a minha experiência de gestor com isso de respeitar o conteúdo", reforçou Lopes.