Globo lança campanha pela valorização do ensino de qualidade

A Globo se uniu a diversos parceiros de educação para lançar uma campanha que terá início no enredo e nos intervalos de Malhação: Viva a Diferença, e terá diversos desdobramentos ao longo do ano, no jornalismo e no entretenimento, em todas as plataformas. No capítulo de Malhação da próxima quarta-feira (28), o personagem Luis, interpretado por Ângelo Antonio, é um publicitário que apresenta para Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora do colégio público Cora Coralina, o primeiro filme da campanha de valorização à educação pública – cujo tema é Você é o público da escola pública. O autor Cao Hamburger escreveu a cena que faz história na comunicação da Globo: nunca antes uma campanha foi lançada desta forma. A causa: mobilizar a sociedade por uma educação pública de qualidade e enfatizar a importância do envolvimento de todos – educadores, alunos, familiares e comunidade.

Sergio Valente: “A Globo está cumprindo o papel dela de mobilizadora social”

São parceiros da campanha Unicef, Fundação Roberto Marinho, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Associação Nova Escola, a Organização Cidade Escola Aprendiz e Todos pela Educação.
Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, afirma que o envolvimento da Globo com a causa da educação já é realidade há muito tempo, em especial nos últimos cinco anos, mas que este novo eixo de atuação nasceu de muitas conversas e a constatação de que, se mais de 80% dos jovens no Brasil estudam em escola pública (segundo dados do Censo Escolar 2017), ela é um projeto de toda a sociedade.

Entre os eixos de trabalho voltados para a educação por parte da Globo estão, por exemplo, a volta às aulas, a valorização do professor (bom exemplo é a campanha Gente que faz gente, de valorização do educador, lançada há dois anos), e ainda o incentivo à leitura. Há ainda ações complementares, como o Criança Esperança, sob orientação da Unesco. “Percebemos que era preciso mostrar que, apesar de toda a dificuldade que a escola pública vive, diante da dedicação de alunos, educadores e dos pais, ela funciona. Essa tríade consegue cobrar e exigir da sociedade, do Governo. E quando os governos entregam a educação, ela responde. Precisávamos mostrar para estes 80% de jovens brasileiros, que é possível”.

Em uma etapa posterior, a campanha contará com depoimentos de quem construiu sua trajetória na escola pública, enquanto o jornalismo da emissora já vem mostrando em diversas oportunidades exemplos bem-sucedidos de pessoas que estudaram na escola pública.
“A Globo está cumprindo o papel dela de mobilizadora social, e queremos que toda a sociedade assine esta campanha conosco. A sociedade toda tem de entender que ela é público da escola pública, daí o bordão da campanha Cobre, cuide, compareça”, diz Valente, que convida a sociedade e todo o mercado de comunicação a colaborar com a campanha, pois todos devem se sentir comprometidos com a causa.

A diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, ressalta que a campanha estará no ar, com diversos desdobramentos, ao longo de todo o ano. É uma maratona, sempre mostrando o “meio copo cheio” da escola pública, como ela diz. Ela acredita que a mobilização pode ajudar a acelerar o processo de melhoria de qualidade da escola pública que, se seguir os passos atuais, vai precisar de quase um século para se equiparar à de um país desenvolvido.

“Tem muita qualidade localizada em escola pública, e esses exemplos precisam se tornar exemplos nas redes. Os pontos luminosos precisam iluminar a rede como um todo”.  

Leia mais
TV Globo, Natura e DPZ&T fazem ação inédita de branded content
Globo tem nova tipografia para reforçar evolução da marca