Humor, memes e carisma: como o Duolingo se tornou febre nas redes sociais

Há pouco mais de dois anos no Brasil, o Duolingo já soma mais de 100 mil seguidores no Twitter, mais de um milhão no TikTok, mais de 180 mil no Instagram

Se antes o mercado prezava pelos tons sérios e sóbrios em suas campanhas, atualmente o humor é o rei das peças publicitárias. Os memes e piadas são usados como uma estratégia para a marca faça parte dos assuntos do momento e se aproximar dos seus clientes.

Junto com o aumento do humor nas campanhas, também se tornou comum a chamada "personificação das marcas", seja de forma digital — como são os casos das personas digitais — ou até mesmo usando as mascotes, como é o Canarinho Pistola, da Seleção brasileira. No caso do Duolingo, ambas as coisas são usadas.

A famosa corujinha verde da marca, chamada Duo, assumiu um papel importante nas estratégias digiais da marca, participando dos memes do momento e assumindo para si algumas das características que o próprio público impõe, como é o caso da "insistência".

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No céu tem coffee and tea? #duolingobrasil #meme #pagode

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"Ao abraçarmos memes, com uma adaptação para nosso tom de voz, temos alunos que se reconhecem naquele conteúdo e compartilham nossas ações. Um grande exemplo disso foi o meme criado pelos usuários sobre o Duo sequestrar familiares de alunos que não fazem suas lições. Entramos na brincadeira e começamos a responder milhares de comentários de forma bem engraçada em diversas redes", explicou Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

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Eu me apego nos bichinhos... #duolingobrasil #maisumanoitechegaecomelaadepressao

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A estratégia deu certo e, segundo Analigia, os vídeos que trazem essa temática já somaram mais de 20 milhões de visualizações em vídeos no TikTok. "É incrível o quanto essa comunicação simples, mas eficiente, pode aumentar a identificação e o amor pela marca. E quanto mais apreço, mais conteúdo gerado pelos próprios alunos, mais viralização, mais uso do app e mais presente a marca se torna na mente e, muitas vezes, no coração dos consumidores", afirmou a executiva.

Atualmente, a criação de conteúdo é um dos principais pilares do aplicativo que pousou no Brasil há pouco mais de dois anos e, para manter a constância das postagens, a marca conta com a ajuda da Jotacom desde o início da jornada no país. A equipe tem como missão acompanhar as trends do momento e reagir de forma rápida, para que a marca esteja sempre atual e faça parte das conversas com os clientes.

"Nós temos muita liberdade criativa e uma produção dedicada para cada rede, tornando a marca fluente em cada uma delas. Estamos sempre por dentro dos assuntos que estão rolando em cada uma e sabemos os memes que estão em alta. Criamos conteúdo relacionado a esses memes ou conversas de forma muito rápida, tendo o Duo como um influenciador digital", explicou a Analigia.

Um dos exemplos da rapidez e sucesso na estratégia envolve a rede social mais falada do momento, o Koo. As conversas sobre a rede indiana começaram a pipocar nas redes na última semana e o Duolingo se aproveitou do momento para gerar conversas e criar a sua conta na rede.

Segundo a executiva, em dois dias a conta do Duolingo no Koo já somana 77 mil seguidores, fazendo com que eles se tornassem a marca com mais seguidores na rede.

Analigia também explicou que a rede social mais usada pela marca para geração de conteúdo é o TikTok, que ao contrário do que se imagina, não é a rede usada para conversão de clientes da marca e sim para entreter. Lá, a mascote participa da maioria das trends e responde comentários dos seguidores. "Após dois meses do lançamento oficial, parte dos nossos novos alunos são provenientes das ações orgânicas do TikTok", ressaltou.

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Amaram o look, amores? marquem a @gkay 🔥 #farofadagkay #duolingobrasil

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As estratégias nas redes sociais da marca renderam ao Duoling Brasil mais de 100 mil seguidores no Twitter, mais de um milhão no TikTok, mais de 180 mil no Instagram e mais de 108 mil no Koo.