Instituto Avon lança a voz da Ângela, assistente virtual da marca
O deep voice passou por um sistema de voz que usou 5 horas de áudio das vozes doadas na campanha "Voz de Todas", assinada pela WT Brasil
A assistente virtual criada pelo Instituto Avon como apoio ao enfrentamento à violência doméstica, chamada Ângela, ganhou uma voz por meio da campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
Cerca de mais de 500 mulheres entre pessoas da sociedade em geral, Representantes de Beleza Avon, consumidoras, colaboradoras, parceiras e seguidoras do Instituto Avon e da Avon nas redes sociais foram convidadas a doarem suas vozes para a construção do som que gerou o áudio do chatbot na ação digital do braço social da Avon, “Voz de Todas”, desenvolvida pela Wunderman Thompson Brasil.
"A Voz da Ângela surgiu para fazer questionamentos, reivindicar lugares e provocar discussões sobre temas que precisam de atenção. Unimos a voz de mulheres, com suas diferentes especificidades para ressaltar a importância e a potência delas no trabalho, na política, no esporte e onde quer que elas queiram estar", afirmou Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson Brasil.
Criado pela produtora Bolha, o deep voice construído passou por um sistema de voz que ensina máquinas como pessoas reais falam que usou 5 horas de áudio das vozes doadas e uma adequação dos áudios foi feita para chegar em um áudio guia que iniciou oficialmente o desenvolvimento da voz da Ângela. Para a voz oficial foi preciso 35 minutos do áudio guia, treinado em aproximadamente 300 horas, para chegar no resultado ideal com uma boa entonação, um timbre próximo do humano e falas 100% compreensíveis.
"Ao convidar as mulheres para contribuírem, reforçamos a potência e relevância da união feminina. A voz da Ângela nos representa, assim como representa todas as mulheres que querem continuar ocupando espaços, ultrapassando barreiras e contribuindo com o futuro das novas gerações, principalmente, contra situações de violência de qualquer tipo”, reforça Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Como surgiu o tom da Angela
No início de novembro, áudios de mulheres foram coletados no site Voz de Todas para compor uma voz única e que dá ao chatbot de enfrentamento à violência de gênero do Instituto Avon, autonomia para falar qualquer tipo de palavra ou frase.
O som compactado e que permite a Ângela se comunicar será usado nas redes sociais do Instituto Avon em pautas relevantes para as mulheres, principalmente em temas como liderança e igualdade, política e espaços femininos. Além disso, será possível compartilhar informações sobre como usar o lugar de fala como ferramenta de proteção e inspiração para outras pessoas.
“A campanha ‘Voz de Todas’ teve como objetivo integrar as mulheres para que suas experiências e perspectivas sejam ouvidas em espaços tradicionalmente masculinos. A Ângela será um meio de comunicação importante do Instituto Avon para convocar a sociedade a reconsiderar transformar atitudes silenciadoras, repetitivas e naturalizadas que excluem as mulheres de debate público", concluiu Daniela.