Investimentos em mídia superam nível pré-pandemia com protagonismo da internet
Levantamento do Cenp-Meios mostrou que crescimento foi de 12,5% em 2021 na comparação com 2019
As agências investiram R$ 19,7 bilhões em mídia em 2021, um aumento de 12,5% em relação a 2019, quando ainda não havia pandemia e o setor chegou a faturar R$ 17,5 bilhões. Divulgados pelo Cenp-Meios, os dados foram computados com base em informações fornecidas por 298 agências de publicidade.
Já em 2020, em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, os investimentos ficaram em R$ 14,2 bilhões, com dados de 217 agências – de 2020 para 2021, o aumento foi de 38,7%.
A internet, com alta de 6,8%, foi a mídia que apresentou maior crescimento, movimentando R$ 6,6 bilhões e ampliando a participação de mercado para 33,5%. A expansão foi liderada por investimentos em "Internet display e outros", com 8,4%.
Entre as quedas, a mais expressiva foi a da TV aberta: - 6,47%. A mídia fechou 2021 representando 45,4% de todo o volume investido, com R$ 8,9 bilhões destinados pelas agências.
“Mesmo partindo de bases diferentes, é inegável que a publicidade brasileira mostrou a sua força mais uma vez. O investimento publicitário superou com folga os níveis pré-pandemia, com um crescimento expressivo, mesmo levando em conta a inflação do período”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.