LePub promete 'investigação rápida' sobre case para New Balance, Bronze em Cannes

Agência disse ainda que vai tomar as medidas disciplinares necessárias

Mais um case brasileiro, vencedor de Leão no Cannes Lions, está no alvo de uma polêmica. Trata-se do 'Followers store', desenvolvido pela LePub para a New Balance.

Isso porque o videocase teria criado uma pré-venda aos torcedores mais fiéis de uma camisa especial da marca esportiva para o São Paulo, que estaria disponível por meio de uma tecnologia de geolocalização.

Segundo o material apresentado, 45 mil unidades foram vendidas em um único dia. No entanto, Demetrio Vecchioli, jornalista especializado em esportes, elencou incoerências na apresentação do material.

A ação instalou uma espécie de e-commerce ambulante no ônibus que levava o time da Barra Funda, onde está localizado o centro de treinamento, até o estádio do MorumBis. Naquele dia, o time enfrentou o Atlético Goianiense.

Para Vecchioli, não há informações de que, de fato, houve pré-venda no dia da ação, uma vez que a comunicação dava conta apenas de um spoiler do então novo uniforme do tricolor.

Além disso, o público daquela partida foi de 46,5 mil torcedores – sendo assim, os novos uniformes teriam de ser vendidos para praticamente todos os torcedores no Morumbis.

Outro fato levantado por Vecchioli é que a assessoria da New Balance teria apontado que 10 mil torcedores foram impactados por essa ação.

LePub se posicionou

"Com relação ao case 'Followers store', o posicionamento da LePub é: temos zero tolerância para esse tipo de situação e iniciamos uma investigação rápida e rigorosa para tomar as medidas disciplinares necessárias. Na LePub, construímos nossa reputação junto aos clientes com trabalhos reais e impactantes, e estamos comprometidos em manter esses valores no mais alto padrão."

O Cannes Lions confirmou, nesta sexta-feira (27), a retirada do Grand Prix concedido à DM9 na categoria Creative Data pelo case 'Efficient way to pay', criado para a marca Consul.

A decisão foi tomada após a descoberta de que o filme enviado à competição utilizou conteúdo manipulado por inteligência artificial para simular resultados da campanha, violando as regras do festival.

Segundo comunicado oficial, a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram.

Além do Grand Prix, a DM9 optou por retirar ainda dois outros cases: 'Plastic blood', para a OKA Biotech, e 'Gold = Death', para a Urihi Yanomami. Com isso, todos os prêmios atribuídos a essas campanhas também foram anulados.

“Todas as partes reconhecem que o nível de legitimidade não atende ao padrão necessário”, diz a nota.

New Balance

Em nota, a New Balance informou 'que todos os materiais relativos à inscrição foram feitos pela Le Pub, sem ciência ou aprovação da marca. Não validamos o material levado ao evento'.

"Com relação à ação, ela não foi realizada com o objetivo de vendas, mas sim de apresentar a camisa", diz a nota.