Mercado de publicidade digital está migrando de desktop para mobile
A Adsmovil, especializada em publicidade para dispositivos móveis, está presente em nove países. Além do Brasil, a empresa tem negócios na Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru, Espanha, Costa Rica e nos Estados Unidos. O CEO e fundador da empresa, Alberto Pardo, fica lotado na Colômbia, mas mensalmente vem ao Brasil. Segundo ele, está começando a acontecer aqui o que houve nos EUA há quatro anos. “Todo o mercado de publicidade digital está migrando de desktop para mobile”. Confira trechos da entrevista concedida ao PROPMARK.
Alberto Pardo, CEO da Adsmovil: “Publicidade mobile crescerá na América Latina”
Crescimento
A companhia cresceu bastante em 2017: 43% em faturamento. A América Latina cresceu mais que os Estados Unidos. Argentina foi quem mais cresceu, mas o Brasil, com 47% de crescimento, foi o país que mais aportou dinheiro. Primeiro porque muito do investimento migrou do desktop para o mobile. Segundo porque, como houve uma desaceleração no ano passado, muitos mudaram dos outros meios para o mobile.
Publicidade mobile
Foi um ano muito bom para a publicidade mobile no Brasil. Vão vir dois ou três anos muito importantes para a América Latina. Está começando a acontecer aqui o que houve nos Estados Unidos há quatro anos. Todo o mercado de publicidade digital está migrando de desktop para mobile. Programática e vídeo mobile são os dois fatores que vão influenciar o crescimento.
Vídeo
Em dezembro do ano passado, a AdColony, considerada a segunda maior empresa de vídeo mobile do mundo, encerrou suas operações na América Latina para focar nos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia, e a Adsmovil passou a ser a parceira exclusiva da empresa na América Latina na oferta de soluções de vídeo mobile.
Vantagens
O mobile permite uma série de segmentações que não existem em outros meios, como geolocalização e características de público. O grau de personalização é muito profundo. É quase uma mensagem para cada pessoa. E é fácil de chegar às pessoas pelo número de smartphones que existe. As marcas estão percebendo as vantagens de se fazer a medição.
Medição
O mercado brasileiro é muito mais sofisticado que o resto da América Latina porque aqui tem um costume de medição. São obsessivos até, querem medir tudo e também usam múltiplos KPI (key performance indicators) na mesma campanha.
Brasil
O Brasil é diferente do resto da América Latina. Primeiro porque é um mercado muito maior e, por isso, todas as companhias de tecnologia e publicidade querem estar presentes. Segundo porque é um país que tem um ecossistema próprio de aplicativos. É um mercado publicitário muito mais maduro, um país mais competitivo, em que há possibilidade de testar diferentes tecnologias. O Brasil chegou tarde no uso do smartphone, mas em três, quatro anos alcançou 100 milhões de pessoas. O brasileiro tem uma adoção muito rápida da tecnologia. Outra característica do brasileiro é que ele é muito jogador e os jogos são apps.
Conexão
Por vídeo ser muito relevante para o mercado de publicidade, a conexão é um fator importante, mas as tecnologias de vídeo já funcionam com formatos não tão pesado. Além disso, o governo brasileiro segue investindo em banda larga. A tecnologia 5G está chegando e vai permitir que as pessoas tenham conexão em múltiplos dispositivos.
Leia mais
Investimentos em publicidade mobile são maiores do que em desktops
Buscas no mobile já superam desktop, diz CEO do Google