Mercado presta homenagem a Julio Ribeiro

A notícia da morte do publicitário Julio Ribeiro na madrugada desta sexta-feira (02), aos 84 anos, vítima de um AVC, comoveu colegas e profissionais da indústria da comunicação. Em nota, o presidente da ABAP, Mario D’ Andrea, lamentou a perda de um dos maiores criadores de cases de sucesso da história desse país.

“Hoje perdemos umas das maiores colunas da construção do mercado publicitário brasileiro.Hoje perdemos Julio Ribeiro. Perdemos o profissional que mostrou a muitos de nós a importância do pensamento. Um dos maiores criadores de cases de sucesso da história desse país. Hoje perdemos Julio Ribeiro. O cara que mostrou que o profundo conhecimento dos seres humanos vem logo antes do grande sucesso junto aos consumidores. Além do profissional, hoje perdemos mais. Perdemos um exemplo na elegância no tratar com funcionários, a virtude no reconhecimento do talento do outro, o carinho pela profissão. A nós, do mercado, só nos resta dizer uma coisa: Obrigado, Julio Ribeiro. Pelos ensinamentos e, principalmente, pelos exemplos”, comentou D´Andrea.

O Chairman da WMcCann, Hugo Rodrigues, postou em suas redes sociais a foto do livro de Julio Ribeiro, ‘Dá para consertar?’, e a dedicatória deixada para ele.

“Os aprendizados que ele deixou para as Marcas e para os profissionais do nosso mercado não vão morrer nunca. Descanse em paz, Mestre”, diz em post no Facebook.

 

Reprodução/ Facebook

Homenagem de Hugo Rodrigues

Os colegas da agência Talent Marcel, que Julio Ribeiro fundou em 1980, em nota, lamentaram a morte do profissional e afirmaram que continuam inspirados por suas lições.

“Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent e hoje inspirados pelas suas lições na Talent Marcel, lamentamos profundamente o seu falecimento.

Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio!”, revela o comunicado.

Já o produtor da Damasco Filmes, Carlos Righi, postou uma foto com o publicitário onde revela que Julio Ribeiro era um de seus heróis.

Todo mundo tem seus heróis. Julio Ribeiro foi um dos meus. Obrigado, Julio, por tantos exemplos que você nos deixou”, revelou Righ.

Reprodução/ Facebook

Carlos Righi posta foto ao lado de Julio Ribeiro

Por telefone, o consultor do McCann Worldgroup, Washington Olivetto, lamentou a perda inacreditável do colega.

“O Julio Ribeiro foi um dos maiores redatores que vi em ação. Os textos que escreveu para o planejamento de campanhas inspiravam de verdade. Ele foi meu professor. Trabalhei com ele após a fusão da Julio Ribeiro Mihanovich com a Lince. Uma perda inacreditável”, diz Olivetto.

O diretor de criação da AlmapBBDO, Ricardo Chester, também prestou sua homenagem ao colega.

“Hoje se foi um dos poucos que definem minha profissão. Júlio Ribeiro. Eu trabalhei numa das agências dele por dois anos. Acho curioso ligarem seu nome ao Planejamento. Era isso, claro. Mas era mais. Júlio era a nossa profissão”, comentou em suas redes sociais.

 

Reprodução/ Facebook

O criativo da AlmapBBDO também prestou sua homenagem nas redes sociais

O diretor superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), Alexis Pagliarini, lamentou a perda de um dos ícones da propaganda brasileira em sua página no Facebook.

Reprodução/ Facebook

Homenagem de Alexis Pagliarini

Luiz Lara, sócio-fundador e chairman da Lew’LaraTBWA, também enviou a sua mensagem: 

“Como presidente da Abap, tive o privilégio de homenagear Julio Ribeiro como um dos nossos “Ícones da Comunicação” durante o V Congresso Brasileiro de Comunicação. Advogado de formação, Julio se tornou nosso papa do planejamento e foi um dos maiores construtores e protetores das marcas que fizeram a história da propaganda brasileira. Empreendedor, fundou sua agência, enfrentou momentos difíceis e nunca abriu mão de suas crenças e valores éticos. Defensor incansável do modelo brasileiro das agências de publicidade, sempre defendeu e remunerou o talento . Na Talent, ao lado de José Eustachio, João Livi e Antonio Lino, criou os maiores cases da nossa propaganda. Li seus livros, vi suas palestras, fizemos reuniões e ele sempre contribuiu muito criativamente para os negócios de seus clientes. E conviver com Julio sempre foi e será aprender como é possível conciliar uma postura firme, respeito ao outro e por trás de uma serenidade contida e uma atitude educada, ele na verdade era um turbilhão de inquietude e ambição. Um líder nato que moveu o mercado e que nos deixa um legado único no seu jeito de ser e de fazer. Julio, você fará muita falta!”

 

Leia mais

Confira a última entrevista de Julio Ribeiro