Nestlé Brasil chega a acordo de aquisição da Kopenhagen e Brasil Cacau

No entanto, a finalização dos negócios ainda está sujeita a aprovação do Cade

A Nestlé Brasil assinou o contrato para aquisição do Grupo CRM, dono dos negócios Kopenhagen e Brasil Cacau. Pela estrutura da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. A expectativa é de o fechamento da transação ocorra em 2024.

O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e será submetido ao órgão regulador nas próximas semanas. Com o acordo, Renata Moraes Vichi, que está na empresa há 25 anos, continuará à frente da operação do Grupo, como acionista e CEO.

Wilson Rosa, Renata Vichi e Marcelo Melchior (Crédito: Lu Prezia)

"Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento. Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de Chocolates no Brasil", afirmou Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

O controle acionário permitirá à Nestlé participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café.

A relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permitirá capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de permitir ampliação das iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates.

"Estou à frente das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau há mais de duas décadas e, desde que assumi a minha primeira posição no Grupo, minha linha de gestão sempre esteve fundamentada no propósito de perpetuar as nossas marcas e, a partir desse objetivo, todas as estratégias e inovações são empreendidas. Hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias", ressaltou Renata Vichi, CEO do Grupo CRM.

Aquisição da Garoto
Em junho deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a aquisição da Garoto pela Nestlé. A compra da Garoto aconteceu em fevereiro de 2002, mas chegou a ser vetada pelo Cade dois anos depois, já que o conselho entendeu que a compra resultaria em uma ‘concentração de mais de 58% do mercado’.

À época, a Nestlé conseguiu na Justiça o direito de manter a operação. No entanto, uma decisão judicial determinou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica julgasse de novo o caso.