O que esperar da publicidade digital em 2018?
Fazer apostas nunca é algo fácil, ainda mais quando a pauta é o universo digital – um ambiente de infinitas possibilidades. Mas, levando em consideração alguns números, podemos escolher caminhos com mais chances de sucesso e buscar resultados ainda melhores.
De acordo com a pesquisa Monitor Evolution do instituto Kantar Ibope Media, depois de uma queda de 1,6% de 2015 para 2016, os investimentos em publicidade voltaram a crescer no país: no ano passado, foram movimentados R$ 134 bilhões no setor. Nesse reaquecimento do mercado, as TVs abertas continuam recebendo a maior parte dos investimentos: R$ 71,9 bilhões. O segmento continua bem à frente do rádio, das revistas e da internet.
Essa informação, somada à chegada do sinal digital e ao fim – cada vez mais próximo – do analógico, me faz acreditar ainda mais no potencial de crescimento das entregas de campanhas publicitárias via streaming. Além de ser um método de distribuição muito mais rápido e seguro, ele garante a qualidade de todo o material. É ou não é o sonho de qualquer cliente?
Soluções tecnológicas continuam sendo as grandes aliadas para empresas que buscam a otimização de processos e, principalmente, redução de custos. No caso da distribuição de campanhas publicitárias via streaming, por exemplo, com apenas um clique e poucos segundos de espera, todo material produzido pelas agências durante meses é capaz de chegar no mundo inteiro, em qualquer formato.
Outro ponto que acho crucial – não só para 2018, mas para a manutenção das agências como um todo – é a produção de um conteúdo que realmente toque o consumidor.
Hoje, o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e quase todas as residências do país possuem um aparelho de televisão. Chamar a atenção do telespectador é uma competição bastante acirrada para os anunciantes. Por isso, se o seu material não for sedutor o suficiente, com certeza se perderá nessa imensidão. Não importa se o mundo tem bilhões de pessoas, o telespectador precisa se sentir único. E não se esqueça: com as smart TVs é o telespectador quem comanda o jogo!
Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo
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