O que você precisa saber para começar a semana de 12/3

Começou na quinta-feira (9) o South x Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo e que tem atraído mais e mais brasileiros a cada ano. Neste ano, a delegação do país rivaliza com Japão e Alemanha para ser a segunda maior. Confira artigo publicado  no PROPMARK sobre a feira.

A semana foi marcada pelo Dia das Mulheres e pode-se notar esforço das empresas de comunicação para tomar medidas práticas em relação a questões como liderança feminina e assédio. Em entrevista ao PROPMARK, Judith de Brito, diretora superintendente do Grupo Folha, afirma que teve as mesmas oportunidades dadas aos homens na empresa em que trabalha, e o que não conseguiu atribui às próprias limitações, e não à discriminação. Mas reconhece que muitas mulheres sofrem preconceito dentro das empresas. “O ideal é que, no futuro, nem lembremos mais da questão de gênero”.

Na publicidade, o espaço feminino sempre foi reduzido, mas não a ponto de ofuscar o desempenho de profissionais como Christina Carvalho Pinto, Marlene Bregman e Ana Carmen Longobardi, por exemplo. Hoje, mulheres estão à frente de operações de grandes agências. A igualdade de gênero é problema também no esporte, embora alguns esforços de mídia, patrocinadores, clubes e entidades para melhorar as condições das atletas.

A semana teve algumas campanhas de impacto. A edição da revista Veja, da Editora Abril, que começou a circular na sexta-feira (09),  apresenta uma ação editorial contra as fake news que movimentam as redes sociais. Em parceria com a agência DM9DDB, a campanha tem o objetivo de alertar o público sobre os prejuízos que as notícias falsas podem causar à democracia, à liberdade de expressão e à sociedade como um todo.

Divulgação

Ação da DM9 para Veja sobre fake news

O McDonald’s estreou a sua primeira campanha para a Copa do Mundo da Rússia 2018, com criação da DPZ&T. Em um evento restrito que reuniu os executivos da marca, funcionários da agência e alguns jornalistas, o McDonald’s comemorou o pontapé inicial para o mundial.  

Grandes concorrências também foram abertas, ou tiveram seus resultados divulgados. Atendida anteriormente por agências como a Africa e a Lew’LaraTBWA e atualmente na carteira de clientes da Ogilvy para ações de comunicação digital, a mineradora Vale  está promovendo pitch para contratação de agência de publicidade e vai definir três finalistas. O grupo taiwanês TPV (Top Victory Electronics), um dos maiores fabricantes de telas do mundo, acaba de escolher a VML Brasil para cuidar da comunicação de televisores e monitores das marcas AOC e Philips.  E, após um período na DM9DDB, a conta de Subaru migrou para a Z515.

Houve ainda importantes movimentações no alto escalão das empresas do setor de comunicação. O Grupo Abril volta a ser comandado por um membro da família. Após quase  quatro meses no posto de presidente da companhia, Arnaldo Figueiredo Tibiriçá acaba de deixar o comando por motivos pessoais. Em comunicado oficial, a Abril destaca a chegada de Giancarlo Civita, neto do fundador da Abril, Victor Civita, e filho de Roberto Civita, como novo líder.

E a Africa fez uma contratação importante. Ex-sócio da We, Jose Boralli é o novo diretor de Unidade de Negócios da agência. O publicitário, que deixou sociedade da We  em julho de 2017, vai cuidar do atendimento da conta de Vivo e de Novos Negócios. Boralli se junta a equipe liderada pelo CEO e copresidente, Marcio Santoro.