Guia ABA de Métricas OOH ganha destaque na WFA

Publicação brasileira passa a circular entre lideranças globais da indústria publicitária

O Guia ABA de Métricas OOH, lançado em 2025, foi destacado na newsletter anual da WFA (Federação Global de Anunciantes). O boletim reúne iniciativas consideradas relevantes entre as 56 associações filiadas à entidade no mundo e é direcionado a lideranças de marcas e organizações que integram a WFA. A ABA é filiada à federação e membro do Executive Committee.

Elaborado pelo Comitê de Mídia da ABA em parceria com Marco Frade. até então diretor-executivo do Mapa OOH, atual Invian, o guia apresenta uma análise dos fundamentos de audiência em mídia Out of Home, reunindo conceitos básicos, práticas internacionais e soluções tecnológicas de mensuração. O material inclui um infográfico com cinco fundamentos considerados essenciais para métricas em mídia exterior.

Guia ABA de métricas OOH | Imagem: divulgação

Segundo estudo da Kantar Ibope Media, o meio alcança 89% da população e ocupa a segunda posição entre os mais consumidos no país. Apesar do crescimento, o setor ainda enfrenta desafios relacionados à padronização das métricas de audiência.

“O documento tem o objetivo de trazer mais clareza e padronização às métricas para evitar distorções interpretativas”, explica Paulo Carneiro, presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente de Comunicação & Mídia Digital da Coty.

“Nós buscamos as raízes do que há de mais moderno em termos de métricas de Out of Home no mundo inteiro para fundamentar esse guia. O OOH é um mercado pujante e as métricas uniformes vão fazer com que ele dê mais um salto do que hoje representa no mundo inteiro. E o Brasil tem uma representatividade imensa nessa construção”, complementa Marco Frade.

Disponível em português e inglês, o Guia ABA de Métricas OOH contou com patrocínio de All Unite, Altermark, Clear Channel, Galeria, GroupLink, Heineken, JCDecaux, NEOOH, RZK Digital e Urbana, além do apoio da ABOOH e da Central de Outdoor.

Sandra Martinelli, CEO da ABA, destaca a contribuição de Frade para o desenvolvimento do material. “Sua atuação à frente do Mapa OOH consolidou-o como referência na implementação de sistemas de mensuração de audiência e eficácia em campanhas OOH, unindo rigor analítico e inovação tecnológica para elevar o patamar do mercado brasileiro”, reforça.