Os planos da TIM para fomentar a adoção do 5G em São Paulo
Segundo a operadora, a tecnologia já funciona nos 96 bairros de São Paulo e cobre 91% da população
A TIM anunciou nesta quinta-feira (04) como será a atuação de 5G da operadora em São Paulo, que foi liberada nesta madrugada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo a operadora, a tecnologia já funciona nos 96 bairros de São Paulo e cobre 91% da população. Para chegar aos números, a operadora conta com 850 antenas ativas das 1.150 que pretende implementar na cidade para suportar o serviço.
A capital é a quinta do país a receber a conexão, com implementação iniciada por Brasília e seguida por Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Até o fim de setembro, a Anatel estima que todas as capitais contarão com a tecnologia.
Para acelerar o conhecimento sobre a tecnologia, a operadora promete uma robusta estratégia publicitária. "Colocar a cobertura é o primeiro ponto, o segundo elemento é deixar isso bem claro para os nossos consumidores, comunicando em todos os canais. A partir de hoje, nós entramos com um plano de comunicação com bastante frequência em pontos críticos da cidade", afirma Alberto Griselli, CEO da TIM, segundo quem a operadora tem a cobertura bem acima do pedido pelo órgão regulador.
A estratégia da companhia passa também por apresentar uma oferta gratuita de cloud gaming aos usuários, como uma forma de estimular os usos do 5G e o interesse. "Hoje, qualquer pessoa da TIM que tenha um celular 5G já tem uma velocidade de download 10 vezes mais rápida que a tecnologia do 4G. Agora, os clientes que quiserem uma experiência nova podem experimentar o primeiro serviço que a gente está lançando que é cloud gaming", explica o executivo.
Inicialmente gratuito, a solução pode se tornar um produto a ser monetizado pela companhia, segundo o Griselli.
O último pilar do caminho desenhado pela operadora para fomentar a adoção da tecnologia é o preço dos dispositivos, impactado pela inflação e por problemas na cadeia de fornecimento global. Atualmente, o país tem o número baixo de aparelhos compatíveis, entre 4% e 5%, segundo dados apresentados pela TIM.
"Aproveitando o Dia dos Pais, montando um portfólio de promoções superatrativo para que as pessoas troquem de aparelho e entrem no mundo 5G. O preço de acesso conosco hoje é de R$ 1.600,00 para não fidelizados. Se o cliente se compromete com a fidelização, passa para R$ 700,00", explica. Os valores se referem aos produtos mais em conta no catálogo de produtos hoje comercializados pela empresa.