Informação foi dada por um conselho da Anatel em entrevista ao Estadão

A cidade de São Paulo passará a receber o sinal 5G a partir desta quinta-feira (4), segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Moisés Queiroz, presidente do Gaispi, confirmou que as empresas de telecomunicações já autorizaram 892 antenas para a ativação do 5G.

Até a sexta passada, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência tinha colocado a capital paulista fora da lista de capitais a terem o aval para a liberação do sinal 5G – Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Para o Estadão, Queiróz disse que convocará para esta terça (2) uma reunião extraordinária do grupo para formalizar a liberação do sinal 5G.

A tecnologia 5G pura pode alcançar uma velocidade de 10 a 20 Gigabit por segundo (Gbps), bem superior ao 4G, onde as redes mais potentes giram em torno de 45 Megabits por segundo (Mbps).

A adoção oferecerá uma maior capacidade de integração para a Internet das Coisas e novas possibilidades de interação, conectividade e experiências, a partir do avanço em Inteligência Artificial (IA), machine learning, Realidade Aumentada e Virtual (AR e VR).

Para o mercado publicitário, a expectativa é de uma mudança de paradigmas. Em entrevista ao PROPMARK, às vésperas do leilão do 5G, em novembro do ano passado, profissionais compartilharam as suas expectativas.