Renase assina convenção Bosch Service e aumenta expertise em fretamento
Convenção Bosch Service foi organizada pela Renase
Organizar eventos não é fácil. Organizar eventos para milhares de pessoas, vindas de diferentes países, a bordo de um navio, muito menos. Fazer isso três vezes para o mesmo cliente, que aumenta a barra a cada vez, menos ainda. E foi justamente esse um dos desafios da Renase este ano.
No final de fevereiro, a agência assinou uma convenção em alto mar para a Bosch Service. A empresa recebeu donos de mil oficinas Bosch Services do Brasil, Argentina, Chile, Equador e Colômbia com seus familiares para uma convenção no MSC Música, da MSC Cruzeiros. O vídeo com bastidores e o resultado foi publicado na última quinta-feira (15) nas redes sociais da agência.
Esse foi o terceiro fretamento para a empresa e o quinto da Renase nos últimos seis anos. O primeiro foi uma convenção de Páscoa para a Lacta, em 2012, a bordo do Costa Pacífica; o segundo, para a Bosch Service, no MSC Magnifica; e o terceiro, para a Mondelez, também convenção de Páscoa, no MSC Preciosa, e o quarto para a Mary Kay, no mesmo navio.
De 25 de fevereiro a 1º de março, a convenção Rota de Excelência reuniu cerca de 2.300 pessoas, entre donos de oficinas e familiares, em um roteiro por Ubatuba e Ilhabela. O embarque e o desembarque foram no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.
Renase assina convenção Bosch Service e aumenta expertise em fretamento
A logística feita pela agência envolveu desde o transfer até o uso do VLT na cidade, passando por ônibus de excursões saídas de alguns locais do Brasil. Colaboradores da Renase receberam os passageiros nos aeroportos, hotéis (como o Prodigy Santos Dumont, que teve lotação máxima para a ocasião) e os acompanharam até o navio. Para o VLT, por exemplo, os passageiros receberam bilhetes prontos para uso no transporte.
No dia do embarque, a agência fez um pré-evento no Píer Mauá. O local foi personalizado, com áreas separadas para credenciamento e check-in, espaços decorados para fotos, ilhas com snacks em parceria com a Bauducco, além de bebidas, música e brincadeiras para entretenimento.
Apesar de um cronograma bastante rígido, o embarque depende de uma série de questões, como desembarque anterior e autorizações da Polícia Federal e da Anvisa. Por isso a Renase organizou o pré-evento de forma a adiantar os trâmites de credenciamento e check-in, otimizando o tempo no píer. A decisão deu resultado e, antes do previsto, os passageiros já estavam dentro do navio.
Rodrigo Stocco, sócio-diretor da Renase, lembra que a parceria com a Bosch começou por acaso via redes sociais
Rodrigo Stocco, sócio-diretor da Renase, lembra que o namoro com a Bosch Service começou por acaso, depois de a marca ver um post da agência no Facebook e fechar a parceria após concorrência. A empresa é a segunda cliente da agência e já teve diversos eventos assinados pela Renase. O mesmo acontece com outras empresas, em que a agência já fez diferentes tipo e tamanhos de trabalho. “Em 2017, fizemos 832 eventos, desde cafés da manhã para dez pessoas. Fazemos tudo, realização, logística, cenografia”, comenta Stocco.
Equipe da Renase cuidou de todo o evento
Feliz com os resultados deste evento, Camila Loureiro, chefe de comunicação da Bosch, explica que a convenção é bem tradicional na empresa e acontece há pelo menos 15 anos. “Temos uma rede de oficinas mundial. É a primeira vez que reunimos em uma convenção clientes da América Latina. É uma convenção de negócios, para falar de tendências e produtos. Nós reforçamos muito as duas marcas, de Bosch Service, que é o conceito de oficina, e a de produtos Bosch, que é que o consumidor encontra nas oficinas. Como fabricantes, nos preocupamos que os nossos credenciados acompanhem e estejam aptos para todas as novas tecnologias. Aproveitamos também para ter parceiros e desenvolvedores juntos”, conta.
Evento no píer recebeu os participantes da convenção
A executiva reforça que o investimento para a rede é de extrema importância para a companhia. O uso do budget tem bastante foco em inovação, tecnologia, comunicação, treinamentos e palestras. “A convenção é um dos pilares, mas temos uma série de pontos para que tudo encaixe e faça sentido. Dedicamos muito do nosso budget para que a rede esteja capacitada.”
Navio à vista
Segundo o IVC/Lacte, o mercado de viagens corporativas movimentou R$ 78,1 bilhões em 2016, sendo que 25% da receita dos prestadores de serviços deste mercado vieram de eventos corporativos. A modalidade de convenções ou eventos em navios está se destacando.
O fretamento de um navio para cerca de 3.500 pessoas, incluindo toda a estrutura do evento, alimentação, hospedagem, entretenimento e logística custa cerca de US$ 9 milhões, segundo Stocco. O executivo destaca que, para os clientes, o fretamento é interessante também pelo quórum nas atividades da programação por ter menos dispersão do grupo.
Palco da convenção da Bosch Service, a MSC Cruzeiros confirma essa tendência e vê o fretamento corporativo no Brasil como algo estratégico e em crescimento ano a ano. Segundo uma pesquisa da Abremar (Associação Brasileira das Empresas Marítimas), o setor de cruzeiros movimentou R$ 1,607 bilhão na temporada 2017. Apesar de menos navios e viajantes no Brasil, a ocupação de cabines teve um aumento de 29%. O estudo também mostra que 61,9% dos entrevistados não substituiriam cruzeiro por resorts ou hotéis de luxo. A temporada 2018/2019 deve intensificar isso, uma vez que serão inseridos 16 navios no setor, com um investimento de US$ 8,4 bilhões, 25% a mais que em 2017, ainda de acordo com a Abremar.
Mercado de viagens corporativas movimentou R$ 78,1 bilhões em 2016
Segundo Ignacio Palacios, diretor comercial e de revenue da MSC, a temporada que está acabando trouxe um incremento de 40% em cabines. “Estamos sentindo que o segmento corporativo está buscando cada vez mais o navio. Um dos motivos é que ele tem diferentes áreas, tamanhos e é muito versátil. Temos a infraestrutura, estabilidade de serviço para oferecer eventos pequenos e grandes eventos. E a possibilidade de combinar o período de lazer com palestras, reuniões faz a experiência ser muito bem acolhida pelas pessoas que participam. Quem começa a fazer eventos a bordo dificilmente deixa de fazer”, explica.
Em 2013, foi lançado um plano de investimento de US$ 11 bilhões para triplicar a oferta da empresa até 2026. “O Brasil está ocupando uma posição estratégica. E cada navio novo tem novas opções de entretenimento”, diz. Um dos próximos navios da companhia terá pista de boliche, tobogã e tirolesa.
Segundo o executivo, a MSC tem um relacionamento muito grande e forte com seus parceiros. A empresa mantém times “totalmente capacitados” para que agências dos mais diversos tamanhos e experiências possam fazer eventos com eles. “Somos empresa que mais freta navios por ano. Trabalhar com parceiros que tenham expertise e conhecimento no mundo marítimo é muito mais fácil, é mais simples a comunicação. Mas faz parte do processo dar todo o suporte necessário.”
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