Salão de Honra do El Ojo vai homenagear Ana María Olabuenaga e Toni Segarra
O espaço foi criado para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no festival
O Festival El Ojo de Iberoamérica anunciou os dois homenageados do Salão de Honra de 2023: Ana María Olabuenaga e Toni Segurra.
O espaço foi criado no ano passado para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no festival. Em 2022, os homenageados foram o brasileiro Marcello Serpa e a dupla argentina Agulla & Baccetti.
“O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço criado no ano passado para homenagear os líderes que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Ter a “Imperatriz do México” Ana María Olabuenaga e o grande Toni Segarra eternizados em nosso Salão é fantástico”, afirmou Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.
A mexicana Ana María Olabuenaga é um dos principais nomes da publicidade latina e começou a sua carreira na Leo Burnett, onde criou o slogan "A mensagem está na garrafa", mas foi na Terán\TBWA que ela teve seu nome reconhecido no mercado. Um dos maiores sucessos da carreira de Ana foi a frase "Eu sou totalmente Palácio", criada para a empresa El Palácio de Hierro.
Logo em seguida, assumiu a direção da Noble-D'Arcy e conquistou a conta do leite Lala. Com a venda da agência para a Publicis, Ana manteve seu quadro de funcionários e criou a Olabuenaga-Chemistri, que em 2015 se fundiu com a Leo Burnett.
Ao longo de sua carreira, Ana foi reconhecida como uma das 50 executivas mais relevantes do México pela Forbes e uma das 35 mulheres mais importantes nos negócios do México pela Expansión. Além disso, ela foi reconhecida como Melhor Criativa do México no El Ojo de Iberoamérica em 1998 e 1999, entre outros prêmios.
Já Toni Segarra nasceu na Espanha e se consolidou no mercado como o "gênio das frases curtas", sendo um dos responsáveis por ditar o estilo da publicidade espanhola. Sua primeira passagem em agência ocorreu na Vizeversa, em Barcelona, onde atuou como editor em 1986 e, de lá, se mudou para Madrid e assumiu o cargo de diretor criativo da Contrapunto.
O executivo fundou a S, C, P, F... com Luis Cuesta, Ignasi Puig e Félix Fernández de Castro em 1996 e, com a agência, conquistou os prêmios de Melhor Agência na Espanha em 1999 e 2000 no El Ojo. Além disso, Segarra foi reconhecido como Melhor Diretor Criativo da Espanha pela premiação em 1999, 2000 e 2001.
Em 2017, ele deixou a S, C, P, F... para iniciar o projeto Alegre Roca junto ao sócio Luis Cuesta, em busca de novos cenários de trabalho e colaboração, para continuar construindo relacionamentos entre marcas e seus públicos.
O Festival El Ojo de Iberoamérica de 2023 vai ser realizado entre os dias 14, 15 e 16 de novembro no espaço La Rural, em Buenos Aires, Argentina.