Simplicidade criativa marca ano da propaganda brasileira em Cannes
A propaganda sempre quer uma ideologia para vender. Por isso mesmo, seu engajamento é mercadológico. Agora com recheio de propósito e causa. E, se fizer sentido, cabe opinião. A atividade, que movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano no país, pela métrica Cenp Meios, além de outro tanto para o digital medido pelo IAB, é um dos orgulhos do país e tem reconhecimento global nos grandes festivais, principalmente o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A propaganda integra a economia criativa e faz a diferença ao figurar entre as três melhores do mundo.
Um dos assets da reputação da criatividade brasileira está relacionado à simplicidade das ideias. E de ter a capacidade de viabilização low price. Foi o que a agência Tech and Soul fez com o projeto Goleiro Distraído para o aplicativo Uber: o goleiro Santos, do Athletico Paranaense, usou seu celular no campo de jogo durante o minuto de silêncio proposto pelo juiz. O resultado foi que a agência assegurou sete Leões, dos quais dois de prata nas categorias Media e Brand Experience & Activation.
E o que dizer da AKQA Brasil, que ganhou dois GPs no Cannes Lions 2019? A agência liderada pela dupla Hugo Veiga e Diego Machado, que fez história com a campanha Dove Real Beauty Sketches em 2013 (GP de Titatanium, 10 ouros, 5 pratas e 3 bronzes), ganhou dois GPs com as ações Air Max Graffiti Stores, para a Nike (Media Lions); e Bluesman, para o artista Baco Exu do Blues (Entertainment for Music). Em ambos os casos a simplicidade é a marca.
“Com um conjunto de novas ferramentas apoiando a comunicação das marcas, é fácil cair na tentação de seguir best practices e modelos com provas dadas. Na AKQA, gostamos de nos manter fiéis ao que consideramos a essência da nossa indústria: a criatividade. Está provado, por vários estudos, que projetos mais criativos resultam num retorno de investimento muito mais elevado. E o caminho para ser mais criativo começa dentro de casa. Inovando em processos, dando espaço e incentivo para que todas as áreas da agência exercitem a sua criatividade e alinhando ambições qualitativas. Nós gostamos de experimentar constantemente, testando processos, equipes e até modelos de negócios. Esse contato diário com o novo treina todos os profissionais do time com um mindset de constante adaptabilidade. Isso, aliado ao fato de que gostamos de apresentar soluções desformatadas, pode estar na base dos resultados deste ano em Cannes”, escreveram Hugo e Diego.
A David emplacou Leão de ouro na ação Anúncio Grelhado, para o Burger King, com a simplicidade criativa do vice-presidente Rafael Donato, Edgard Gianesi (direção), Marlus Lau (redação) e Luca Trincanato (direção de arte). A animação O Mundo do Chocolate, para a Mondeléz/Lacta composta por cinco filmes, entre os quais Astronauta, garantiu à Wieden+Kennedy e à Vetor Zero Leão de ouro em Film Craft.
A Y&R obteve Leão de ouro com o case E-Quality para a Vivo. A ideia mostrou que o impacto de salários menores é fator de desvantagem competitiva. No caso das mulheres, a diferença média com homens que exercem função similar é de 32%. Agência e anunciante reuniram gamers do Counter Strike para uma competição desigual. Simples assim!
Coração Pede Socorro é o tema da campanha de combate à violência à mulher que a Artplan criou para o governo federal: Leão de ouro em Entertainent for Music.
O Leão de ouro com a campanha Pet-commerce que a Ogilvy trouxe para o Brasil na competição Creative Data para a Petz é um primor de simplicidade. “Esse projeto envolve inteligência artificial e permite que o cachorro faça a sua escolha pelo site por sistema de reconhecimento facial. O negócio é tão legal que está sendo reproduzido em 32 países, entre os quais Japão, Estados Unidos e Israel”, elogiou Sergio Zimmerman, presidente da Petz.
O Filme Infinito também figurou entre os ouros (Filme) do mercado brasileiro este ano. Criado pela W+K para o desodorante Old Spice, o diferencial foi a exibição durante 14 horas seguidas do comercial no canal jovem Woohoo, que interrompeu sua programação.
Os ouros brasileiros no Cannes Lions refletem o status da publicidade feita no país e o protagonismo da atividade na economia criativa global. Leões de prata e bronze são escolhas baseadas em critérios de júris. O que vale é a postura do segmento que, em fase de transformação, recorre à criatividade para elevar brand, negócios e reter a atenção em uma época que é caro comprar o tempo das pessoas. E com orçamentos cada vez mais ínfimos, a simplicidade é essencial.
Gustavo Bastos, sócio e fundador da 11:21 Simplicidade Criativa, faz a seguinte reflexão: “Tem uma frase que fala que ‘o simples é o oposto do fácil’. É aquela ideia que, olhando pronta, parece óbvia, justamente pela aparente singeleza, mas que na verdade é muito mais difícil de chegar. A Simplicidade Criativa nada mais é do que lapidar as melhores ideias até elas ganharem um impacto e uma fluidez únicas. E isso não é só na propaganda, repare que a música mais simples é a que mais ‘pega’. Também é verdade no cinema, nas artes, na moda, que não me deixe mentir a Coco Chanel ou Calvin Klein, reis da simplicidade”. “Na era da cocriação, a simplicidade é o novo camisa 10 do jogo das marcas”, finalizou Fernando Guntovitch, CEO da The Group.
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