David Droga e a venda da Droga5 para Accenture Interactive (Alê Oliveira)

O mercado ficou agitado no início de abril com a notícia da aquisição da Droga5 pela Accenture Interactive. À época, o repórter Felipe Turlão conversou com diferentes líderes da indústria e o que se notou foi que a compra sinalizava o futuro do setor a partir da integração das visões de criatividade, negócios e tecnologia.

Também em abril, o Publicis Group anunciou a compra da Epilson junto à Alliance Data Systems por um valor próximo a US$ 4,4 bilhões, uma das maiores transações da história do setor de comunicação. O grupo afirmou que seu foco era agregar ferramentas de tecnologia, expertise e talento em dados para complementar seu know-how de criatividade, mídia e transformação de negócios.

Já o Grupo Omnicom anunciou o encerramento das operações da Rapp Brasil. As contas foram distribuídas entre AlmapBBDO e Africa, além de outras agências da holding no país.

Eduardo Schaeffer assumiu a área de negócio da Rede Globo (Divulgação)

Outro destaque do trimestre abril-junho foi Eduardo Schaeffer assumindo a área de negócios da Rede Globo. O executivo substituiu Marcelo Duarte em mais uma movimentação da emissora para unificação das empresas do grupo. Sob sua batuta, o setor redefiniu formatos mesclando TV e digital e teve êxito nas diferentes ações de A Dona do Pedaço, Bom Sucesso e outros produtos da casa.

Em maio foi a vez de o Google reunir diferentes profissionais de marketing em sua conferência anual, onde apresentou recursos para a otimização de anúncios no YouTube. A editora-assistente do PROPMARK, Danúbia Paraizo, esteve em São Francisco e constatou que a gigante da tecnologia concentrou seus esforços para publicidade pensando em mobile first.

DPZ&T lança Caverna do Dragão para a Renault (Reprodução)

Neste trimestre, o Facebook consolidou importantes mudanças em suas plataformas. Houve o redesenho do layout do seu aplicativo até o aprimoramento dos grupos, anúncio do WhatsApp como futura fintech, o fim dos likes no Instagram e o incentivo do uso da rede social como e-commerce.

Também em maio, o Twitter apresentou seu novo posicionamento B2B #ComecePelasPessoas. A rede explicou ao mercado que o objetivo era destacar o poder da audiência como diferencial para as marcas. Foi neste trimestre que a DPZ&T e a Renault apresentaram o filme Caverna do Dragão. A ação – sucesso no mercado e junto ao público – foi reconhecida como a Campanha do Ano no Especial Melhores PROPMARK 2019.

Glen Valente assume a Secretaria Especial de Comunicação Social (divulgação)

O mês foi marcado ainda pela assunção de Glen Valente ao posto de secretário de Publicidade e Promoção da Secretaria Especial de Comunicação Social, a Secom. Antes disso, o filme Selfie, criado pela WMcCann para o Banco do Brasil, foi vetado por Jair Bolsonaro e Rubem Novaes, presidente do BB. Na mesma época, o Tribunal de Contas da União determinou que a Ancine suspendesse os repasses de verba às produtoras até comprovar capacidade de fiscalização no uso de recursos públicos.

Ainda em maio, José Roberto Maluf foi eleito presidente da TV Cultura, assumindo o posto em junho. A ESPM concedeu o título de Conselheiro Emérito a Armando Ferrentini, publisher do PROPMARK.

Durante o Festival de Cannes, em junho, o editor-assistente da versão online do PROPMARK, Leonardo Araujo, verificou que o Brasil teve o menor número de inscrições desde 2010. O país registrou 2.093 trabalhos, uma queda de 1,7% comparado a 2018.

Confira a retrospectiva PROPMARK 2019:
Expectativas sobre novo governo e despedidas marcam início do ano
Terceiro trimestre evidencia transformação do mercado
Quarto trimestre tem mudanças, novos ciclos e planos para 2020
Mais lidas no site PROPMARK mostram 2019 tragicômico
Simplicidade criativa marca ano da propaganda brasileira em Cannes
PROPMARK investe na renovação da edição online e conteúdo do impresso