Transmissões multiplataforma darão o tom do Carnaval 2023
Grade de programação na cobertura dos blocos de rua, sambódromos
e camarotes inclui TV aberta, streamings e plataformas digitais
O Brasil comemora neste mês de fevereiro a volta à normalidade do Carnaval. Consequência da pandemia da Covid-19, a festa foi cancelada em 2021 e realizada fora de época no ano passado - no mês de abril e praticamente só com desfiles de escolas de samba em algumas cidades. A folia acontecendo no seu período tradicional, com milhões de foliões brincando nos blocos de rua e os desfiles nos sambódromos sendo transmitidos para todo o planeta, faz do Carnaval um dos maiores eventos para ativação de marcas e ações de marketing do país. E, com isso, a mídia abre amplo espaço de cobertura na sua programação.
Marcas tradicionais que investem na festa estão de volta. A Brahma é a patrocinadora do Outras, como Tinder e O Boticário, que fazem sua estreia na festa Carnaval Globeleza 2023, que inclui a transmissão dos desfiles das escolas de samba de SP e do RJ, e o programa Glô na Rua, novo projeto da TV Globo que mostra a folia em cinco capitais do país: Salvador, Recife, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Além do canal aberto, a marca estará presente nos streamings Multishow, GNT e Globoplay e nas plataformas digitais g1 e gshow.
Entre algumas das muitas ações programadas, a novidade é a presença do aplicativo de relacionamentos Tinder, que, por meio da ação Nenhum match perdido, ajuda foliões a se conectarem mesmo em meio às celebrações, com coleção de acessórios para dar match de forma simples e rápida.
Marcando presença na folia das ruas, a marca de perfumes O Boticário estará presente nos principais blocos de São Paulo com a ação #AmorPeloCarnaval. Antes mesmo do início das comemorações oficiais, a marca esteve no maior pré-Carnaval de São Paulo, o CarnaUOL, que foi realizado no dia 4 de fevereiro e reuniu cerca de 25 mil foliões no Allianz Parque.
E a Dream Factory, agência que há 10 anos organiza a produção do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, captou, pela primeira vez na história do Carnaval de rua, todas as quatro cotas de patrocínio para a realização da festa carioca. Para 2023, o investimento total será de R$ 39 milhões, com cinco cotas de patrocínio fechadas: Kwai, Águas do Rio, Elma Chips e Zé Delivery, além do patrocinador master Ambev.
Brahma
A cerveja Brahma volta a patrocinar o Carnaval 2023 com presença da marca nos Carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, como cerveja oficial, com os patrocínios dos camarotes Brahma Nº1, na Sapucaí; Bar Brahma, no Anhembi; Camarote Brahma Salvador; e nos principais blocos que fazem a festa em Belo Horizonte e o Galo da Madrugada, em Recife.
“Pela primeira vez em nossa história de mais de 130 anos, vamos participar das festas espalhadas pelo Brasil, isso é um marco importante, ainda mais em um Carnaval que volta a sua plenitude após dois anos de interrupção. É no Carnaval que mostramos nosso melhor lado como brasileiros, é nele que nos unimos atrás de blocos pelas ruas do país, que mostramos em nossa campanha e ações com o consumidor toda nossa criatividade e alegria. E isso, só quem é brasileiro consegue fazer”, comenta Maurício Landi, diretor de marketing da Brahma.
“O Carnaval é o principal momento cultural brasileiro. Ele nos une em torno da nossa identidade, das paixões do nosso povo e tradições. Este ano, Brahma abraça o Carnaval no Brasil de forma inédita, apoiando Carnaval de rua de várias cidades, blocos e artistas, além de levar o camarote mais emblemático para as principais capitais. Queremos não só proporcionar as melhores experiências para o consumidor e folião, mas também pensar no ecossistema que envolve um dos maiores eventos do mundo”, afirma Felipe Bratfisch, diretor de patrocínios e marketing de experiências da Ambev.
A Brahma, recentemente, logo após a contagem regressiva e queima de fogos que celebrou a chegada de 2023, promoveu um show de drones, informando a frase: “Já é Carnaval em 2023. A folia vai voltar para as ruas. Um brinde, Brahma”.
Tinder
O Tinder, aplicativo de relacionamentos, estará presente pela primeira vez no Carnaval. Com as ações Carnaval é melhor que Tinder e Nenhum match perdido, a marca se posiciona como uma das principais aliadas das conexões e quer mostrar que a folia fica muito melhor com o app. As iniciativas envolvem uma coleção de acessórios desenvolvidos em parceria com a ONG Orientavida, com loja online, loja física no Rio de Janeiro, videomanifesto e uma parceria que ajudará foliões a ficarem mais tranquilos na hora de sacar o celular para trocar contadinho com o match no bloco. O ponto de partida da iniciativa foi nos últimos dias de janeiro, quando a marca fez seu primeiro teaser ao instalar duas empenas no coração do Rio de Janeiro. Enquanto a primeira trazia os dizeres Carnaval é melhor que Tinder, a segunda apresentava o contraponto: Carnaval é melhor com Tinder.
No videoconceito para a campanha, idealizado pela AKQA, o Tinder amarra estas pontas e apresenta ao público o Mundo das coisas perdidas. Este universo é repleto de itens perdidos normalmente ao longo da rotina - como chaves, documentos, óculos e até mesmo fantasias. Junto dos itens, também estão presentes os amores perdidos na multidão, que normalmente se tornariam apenas mais uma história para contar. “Para deixar o Carnaval ainda melhor, trouxemos toda a irreverência e alegria da festa para a comunicação da marca. Na criação das experiências, pensamos em ajudar a resolver dois problemas recorrentes da data: não pegar o contato de alguém ou perder o celular no rolê - para que, nesse Carnaval, nenhum match seja perdido”, diz Arlindo Christiam, criativo da AKQA.
Leia a matéria completa na edição desta semana (13 de fevereiro)