Após crise com filme para o Clube de Criação, W+K muda lideranças
O mercado publicitário dá como certa a saída dos gestores da Wieden+Kennedy no Brasil. A unidade da agência no país, que tem clientes como a Nike, é comandada por Fernanda Antonelli, Renato Simões e Edu Lima, mas o trio está de saída.
A informação circula nos bastidores do trade.
Os prováveis substitutos serão Andre Gustavo e o criativo Felipe Ribeiro, ambos atuando na W+K no exterior. O principal motivo para a saída dos profissionais, como associam fontes com acesso ao assunto, foi a repercussão negativa de filme criado para o Clube de Criação de São Paulo.
Divulgado na semana passada, o filme traçava paralelos entre períodos históricos para mostrar que a criatividade aflora em momentos de crises. No material, foram feitas pontes entre a escravidão nos Estados Unidos e o Blues, a Primeira Guerra Mundial e Bauhaus, entre outros exemplos, até chegar aos dias de hoje, com a Covid-19 e o futuro a ser criado a partir da pandemia. “Crie”, finalizava a peça.
No entanto, na última sexta-feira (3), a Wieden+Kennedy anunciou iniciativas para evitar mensagens racistas e lutar contra o problema. Em uma delas, a agência firmou o compromisso público ‘de ser a primeira agência brasileira a testar, de forma profissional e imparcial, todos os nossos trabalhos’.
POSICIONAMENTO
Em nota, a Wieden+Kennedy SP confirmou a informação de que Fernanda Antonelli, Edu Lima e Renato Simões estão deixando a agência. No entanto, em relação às lideranças, a agência apenas informou que os novos nomes serão anunciados em breve.
“É hora de partir. Orgulhosos do que construímos nos últimos cinco anos, temos uma agência pronta para a próxima liderança que chega. Agradecemos aos clientes e ao nosso maravilhoso time”, afirmou o trio, em conjunto.