Saiba quem foram os vencedores do YouTube Works 2022
Na edição do Brandcast, a empresa também revelou os vencedores do YouTube Works; Wunderman Thompson, em ação da Johnson & Johnson, levou o Grand Play
O YouTube realizou nesta quarta-feira (21) a oitava edição do Brandcast, evento onde reúne criadores de conteúdo e marcas. A principal divulgação da noite foi a monetização do shorts, que começa no início de 2023 e vai distribuir 45% da receita para os criadores do formato que hoje tem 30 bilhões de visualizações diárias e 1,5 bilhão de usuários conectados mensalmente.
O anúncio já tinha sido feito globalmente um dia antes por Amjad Hanif, vice-presidente de produtos para criadores de conteúdo do YouTube, mas foi reforçado pelos executivos locais. Entre os critérios para a participação no programa de parceria, estão alcançar 1.000 inscritos, 4.000 horas de exibição e 10 milhões de visualizações válidas no período de 90 dias.
A iniciativa amplia a política de monetização da plataforma, que pagou US$ 50 bilhões nos últimos três anos a criadores, empresas de mídia e artistas, segundo dados internos. “Não há nenhuma plataforma no mundo que consiga fazer um investimento em criação de conteúdo deste tamanho”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
É ainda uma forma de fazer frente ao TikTok, rede que se tornou um fenômeno global com o seu modelo de vídeos curtos e também tem buscado caminhos para monetizar criadores, embora ainda sem muito sucesso.
Números do Brasil
No evento, o YouTube também apresentou dados que refletem a penetração da plataforma, com uma audiência de 120 milhões de usuários atualmente. Um número que chama a atenção é que 75 milhões já acessam a rede em TVs conectadas, um salto de 87,5% em relação a 2020, quando registrou 40 milhões, alta impulsionada no período mais crítico da pandemia. O avanço é acompanhado também pelo aumento no tempo de visualização, que cresceu 115%.
Outras informações destacadas são relacionadas ao poder de engajamento da rede. 85% dos entrevistados informaram que se sentem mais empoderados para a tomada de decisão de compras após assistirem a conteúdos na plataforma. “O YouTube não é só conteúdo, também é comércio. A gente acredita que em live shopping, live commerce shopping em geral, o YouTube tem o papel de ajudar a tomar decisões mais inteligentes”, adiciona Coelho.
Além disso, a pesquisa mostra que 90% dos participantes estão abertos a estratégias publicitárias que sejam relevantes para eles, 85% dizem que as iniciativas ajudam a conhecer novas marcas e 82% ficam mais propensos a considerar marcas e produtos quando são impactados por mensagens na rede.
YouTube Works
A cerimônia no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, também revelou os ganhadores do YouTube Works, no qual concorriam 9 trabalhos em cinco categorias. O grande vencedor da noite foi o case #DeixaFluir, criado para a Johnson & Johnson pelo quinteto formado por Wunderman Thompson, J3, Spark, FleishmanHillard e Rpretas.
Concorrendo com quatro indicações, levou os prêmios em Business Impact e Social Impact, além do Grand Play, que é o reconhecimento máximo.
O case Respeito ao Tempo, criado para a DPZ para Nescafé, também saiu da premiação com duas conquistas. Ganhou em Meeting the Moment e The Unskippable. Expedição ENEM, da Artplan para Estácio, ficou com o prêmio na categoria Best Work With Creators.
A R/GA foi a responsável pela criação do conceito criativo, produção e pós-produção do Brandcast. A parceria acontece pelo oitavo ano consecutivo.