Acredito que todos que trabalham com comunicação se perguntam, diariamente, como fazer para que suas criações, ações e ativações sejam bem-sucedidas, prestigiadas e amadas em meio a uma enchente de informações que inunda nossas timelines e caixas de mensagem, nossos olhos e mentes.

A verdade é que a notícia, ou o fato ou uma boa história hoje vivem e rendem, se muito bem-sucedidas somente por 24 horas. Esta sensação de intensa ansiedade é geral em todos os mercados do mundo que buscam entregar aos consumidores uma mensagem clara e efetiva.

E não foi diferente no INBOUND Mkt, evento organizado e patrocinado pela HUB SPOT, realizado em Boston (Massachussetts, EUA) no último mês. Esta conferência anual tem como razão provar que a plataforma é próspera, rentável e não podemos pensar o nosso negócio sem conteúdo programático. O encontro tem apenas três anos e aumenta expressivamente a cada edição.

Em 2017 foram 22.000 pessoas distribuídas em três dias de intensas sessões, apresentações, discussões e inspirações. Por mais que a plataforma queira vender todos os seus serviços que prometem colocar produtos, conteúdo e mensagem 100% aos olhos de seu target, eles não dispensam a máxima: que o que importa é o cliente, conhecê-lo e cultivar, a transparência neste relacionamento. Ou seja, fora das telas e dos programas superinéditos, software avançadíssimo e dos muitos bytes a serem consumidos ainda existe vida pensante e ávida por se relacionar. Nunca esquecer que relacionar-se é fazer amizades, cuidar, conviver, conhecer. 

Então o bicho pega. Ninguém se conhece, cuida e se torna amigo em apenas um dia. Necessita de tempo para a “coisa” que se chama empatia pegar a valer, e é disso que precisamos em qualquer tempo – ontem, hoje e amanhã.

E então, com a palavras o universo feminino. Somos mais cuidadosas, menos afoitas e mais precavidas. Entendendo esta nova filosofia que a comunicação quer seguir, o time do Inbound lotou o evento de preciosidades do sexo feminino para contar como se faz uma conquista bem feita.

Para ajudar a plateia se inspirar pelas manhãs, a conferência trouxe as sessões mais esperadas e lotadas logo no início das jornadas.

Ana Lúcia Zambon

Realmente um casting relevante em cada área, on e off line, com seus conteúdos diversos e expressivos. Uma das mais aplaudidas e esperadas foi a ex-primeira dama dos EUA, Sra. Michelle Obama. Com sua força feminina, visual impecável, ela chegou explicando que sua vida não começou quando seu marido pisou na Casa Branca, e sim, que é preparada, que sempre trabalhou, fez carreira e estudou em Harvard, Princeton, e mais: não está nada satisfeita com o fato de as mulheres terem votado na família Trump. Para Michelle quem votou neste senhor deu o voto contra si mesma. Ela foi de pé à porta contras as políticas impostas pelo novo presidente, sem papas na língua, tudo no tom “venho com novidades, me aguardem”.

Outra aparição fantástica foi de Piera Gallanti, uma jovem de apenas 27 anos, que criou a plataforma de conteúdo Refinery 29, o mais badalado site de conteúdos exclusivos sobre beleza, moda, life style, opinião, gastronomia no estilo off Broadway, zero dentro do estereótipo fashionista. Piera fez a galera sonhar com suas referências explosivas em cores, sobre a sua história e a conexão com os desejos e anseios dos milênios, tudo zero clichê. O Reniffery não trabalha com modelos e sim com pessoas reais que sua turma busca Brooklyn afora. E dá-lhe anunciantes, parceiros e brand content. O Refinery tem consigo em apenas dois anos big players que, além de conteúdos vão de experiência como um hotel criado na última NYFWEEK para estar presente, aproximar, conhecer e conviver com sua audiência. Bingo! Mais uma vez o contato veículo x marca x consumidor precisa em algum momento para se relacionar.

Isso é criar e gerar atração, ou no melhor sentido da palavra, “Friction: Passion Brands in the Age of Disruption”, livro de Jeff Rosenblum, que fez de sua conferência um resumo do que editou: o tempo não está para “meias verdades”, precisamos dar voz aos clientes e criar um meio para que marcas e consumidores aprofundem suas reais expectativas. O livro se esgotou em sua sessão de autógrafos no salão do evento e na Amazon também.

Mais uma rodada, outra mulher ganhou aplausos e mais aplausos. Foi Bozama Saint John, com muito estilo, carreira bem-sucedida, muito obrigada, ela contou como já esteve em empresas como PepsiCo, Apple (seu último emprego) e Uber, seu atual desafio. Este empregador a contratou com o intuito de redefinir a imagem da marca UBER, melhorar seus serviços, e trazer uma personalidade forte e presente nas transformações que se fazem urgentes. A UBER está dedicada a ter Bozama como sua porta-voz. Ela que nasceu em Gana na África, foi criada no estado do Colorado e tem no círculo de amigos personalidades como Spike Lee, expressou muito a vontade de estar junto a cada momento desta mudança. Ou seja, ela vai sentar com consumidores, motoristas, parceiros e escutar o que têm a dizer.

Ana Lúcia Zambon

Por fim, uma receita que não se faz em apenas 24 horas, para ter sabor de realização, e deliciosa sensação de dever cumprido. Estar junto aos consumidores, em conversas presenciais, escutar sempre seus desejos e anseios. INBOUND é isto: barriga no balcão.

*Ana Zambom é presidente da Tastemakers e escreveu sobre o Inbound Marketing, que aconteceu em Boston.