Nova reunião nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) está prevista para o dia 8 de julho em Fortaleza, no hotel Gran Marquise. Estão previstas, além das discussões internas e de interesse dos associados da entidade, palestras de Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Alexandre Secco, presidente da Medialogue; Sílvio Meira, referência em inovação e empreendedorismo, professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital; e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Segundo Orlando Marques, presidente da Abap, o  evento faz parte de uma série de iniciativas da entidade com o objetivo de estreitar relações em todo o território nacional e acontece trimestralmente. O objetivo é proporcionar aos associados a discussão de temas relevantes, tanto no dia-a-dia das agências quanto para a economia regional e nacional. A primeira edição de 2016 foi no Rio De Janeiro e Fortaleza é sede do segundo encontro.  A do dia 8 de julho discutirá ainda a tramitação dos projetos de lei sobre publicidade no Congresso Nacional e os resultados brasileiros em Cannes 2016.

“O momento do país exige que todos os setores repensem suas atividades. Com a publicidade não é diferente. Hoje as marcas e agências precisam estar atentas aos movimentos e anseios da sociedade. Mais do que vender, a publicidade precisa mostrar marcas com posicionamentos e conceitos consistentes”, diz Marques. 

 Chico Gualbernei, presidente da Abap Ceará, diz que para o Ceará, o  encontro serve de motivador para as agências locais ao demonstrar que a publicidade deve ser encarada como um setor estratégico para as empresas e instituições, e que ainda que a economia nacional não esteja aquecida, investir em publicidade continua sendo um grande negócio.

O presidente da Medialogue, Alexandre Secco, falará sobre “Como a tecnologia pode transformar a eleição em um negócio”. Com as mudanças nas regras das eleições 2016, que incluem teto menor de gastos e menos tempo de campanha em rádio e TV, as redes sociais devem ampliar sua importância antes e durante o período eleitoral. Já Renato Meirelles apresentará pesquisa sobre a corrupção na política e na economia no Brasil.  Na sequência, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, abordará as ”Perspectivas do varejo brasileiro diante dos novos rumos da economia”. Em 2015, apesar da crise, os setores de comércio e varejo e o de serviços aumentaram a compra de espaço publicitário, segundo estudo da Kantar Ibope Media. Comércio e varejo foram responsáveis por R$ 25,32 bilhões em investimentos, enquanto o setor de serviços representou um montante de R$ 14,60 bilhões. Encerrando a manhã de discussões, o professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital, Silvio Meira, tratará do tema “Da ingenuidade para a produtividade digital”.  Ele abordará a profunda mudança pela qual a organização do trabalho, os profissionais, as empresas e as cidades devem passar nos próximos anos.