Estado que concentra mais de 35 empresas de design e forte relevância no cenário nacional, O Rio de Janeiro ganha seu capítulo regional da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), lançado oficialmente nesta terça-feira (31), dirigido por Ricardo Leite, sócio-diretor da Crama Design. Ele terá o apoio de Ana Cotta, também da Crama Design, como diretora Adjunta de Relações com o Mercado; de Paulo da Costa, da Cuca Design, como Diretor Adjunto de Capacitação Profissional; e de Leo Eyer, CEO e diretor de design da Bold, como Diretor Adjunto de Projetos e Eventos.

Com o Rio de Janeiro, já são 9 Estados com Capítulos Regionais da Associação, que ficam nos estados: Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A intenção é aumentar a capilaridade da Associação, integrando os mercados e desenvolvendo ações que atendam às necessidades de cada região.  Dentre as atividades principais dos capítulos regionais está a captação de novos associados, a difusão dos princípios que norteiam os trabalhos a Abedesign, a divulgação em regime permantente do código de ética das empresas de design, a realização de ações para a qualificação da gestão das empresas de design e a promoção comercial nacional com linhas de fomento e financiamento do design e a promoção internacional, incentivadas pelo acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A regionalização é um movimento estratégico e importante para promover o desenvolvimento e o fortalecimento do design pelo país”, afirmou Giovanni Vannuchhi, diretor de relações institucionais da entidade.