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Uma mensagem distribuída pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), Thomaz Naves, que é também diretor da ABP, convoca o mercado a ajudar a Associação Brasileira de Propaganda (ABP) que, não é de hoje, encontra-se em uma crise financeira e sem perspectivas de recuperação – por enquanto. Diz a carta enviada por Naves ao mercado:

“A Associação Brasileira de Propaganda, nossa mais antiga entidade de publicidade, que em 2017 completará 80 anos, está passando por problemas financeiros como nunca viveu em sua história. A ponto de cogitar vender a sua sede própria, adquirida em 1951, para poder quitar as dívidas acumuladas.
O mercado brasileiro precisa dar suporte à sua associação, que tantas lutas já empreendeu na valorização do mercado. Como publicitário há mais de 30 anos e diretor da ABP, por sucessivas gestões, desde 2007, me sinto na obrigação de levantar publicamente esta bandeira. Esta não é uma crise que deva caber apenas ao abnegado grupo de meus companheiros de diretoria resolver.
A ABP não deve ser responsabilidade só de seus diretores, mas de todo o mercado brasileiro. Vamos nos reunir. Vamos encontrar soluções. Coloco desde já meu telefone e meu e-mail abertos para receber adesões e ideias para esta luta.
Conto com todos vocês, pela defesa do mercado publicitário brasileiro.”

O presidente da ABP, Álvaro Rodrigues, diz que a sede será de fato vendida e funcionários antigos devidamente aposentados, com todos os direitos pagos. 

“A ABP não pertence à diretoria, ela é do mercado. Ela foi criada em outro momento e estamos vivendo muitas mudanças e uma crise econômica. Precisamos pensar na sua relevância e principalmente adequá-la ao momento atual”, diz Rodrigues. 

Sua intenção é criar projetos em sinergia com outras entidades, como a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) para os principais eventos, e desenvolver fontes de renda que complementem as trimestralidades dos associados. Segundo ele, não há passivo e as contas estão em dia, mas é preciso repensar o funcionamento da entidade daqui para frente. Possivelmente, haverá equipes formadas a cada projeto, ou job, e não mais profissionais permanentemente contratados para atender a ABP. 

Outra ideia de Rodrigues é realizar uma série de palestras intitulada “ABP Talks” na Laje, divisão de inovação da Ana Couto Branding, para gerar receita.