A Academia de Filmes comemora 20 anos no mercado brasileiro em 2016. A produtora começa o ano com a reafirmação do objetivo de ser cada vez mais inovadora e criativa em diferentes linguagens e telas. Para isso, reforça a equipe de direção de cena com cinco novos nomes, focando especialmente em publicidade e marcas.

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André Vidigal chega depois de passar pelas produtoras Crash of Rhinos e Sentimental. O diretor é a nova aposta da casa para direção de atores e humor, e, apesar de jovem, já tem na bagagem muitos filmes.

Ainda entre os novos talentos, está o fotógrafo de moda Jaques Dequeker. Experiente, o profissional trabalha há mais de dez anos com as principais marcas de moda e beleza do mundo, o que o faz viver entre São Paulo e Nova York.

Outra novidade é que o argentino Pepe Puenzo será representado no Brasil pela Academia de Filmes. Versátil, ele já filmou em inglês, chinês, russo, além de espanhol, tanto histórias de comédia quanto de drama, com linguagem cinematográfica.

Boca Ceravolo, que teve passagens pela Consulado e pela The Kumite, assume também a posição de head of art da produtora, além da direção de cena de projetos live-action. Sua função ainda é estratégica na pós-produção de todos os filmes da casa.

Pedro Molinos, que teve uma longa trajetória como diretor de fotografia (Ó Paí, Ó, entre outros), antes de se especializar na direção de cena para clientes de moda, completa a nova equipe.
“Já temos um time muito relevante de talentos de direção na casa, mas tomamos a decisão de trazer nomes que vão tornar a equipe mais forte, com perfis e experiências diferentes”, diz Paulo Schmidt, fundador da Academia de Filmes.

Além disso, a produtora iniciou as gravações do reality show sobre a vida do chef Henrique Fogaça, para o canal TLC. Schmidt conta que, como qualquer player no mercado, uma produtora precisa acompanhar todos os movimentos do mundo. “A produtora precisa estar sempre à frente do seu tempo. Precisamos estar antenados e saber o que o mundo está fazendo”, conta.

Em relação à atual situação do mercado, Schmidt afirma que “hoje não se discute mais a qualidade da produção brasileira”. “As distâncias se encurtaram e ao longo dessas duas décadas estamos acompanhando todas essas mudanças”, garante o fundador da produtora.

De acordo com Schmidt, a produtora vem produzindo conteúdos desde 2005. “A gente produz conteúdo para todas as telas”, diz. Um dos produtos feitos recentemente pela Academia de Filmes foi Inquietações_SP, um concurso de argumentos multimídia para estimular a criação de histórias que têm como objetivo refletir sobre a vida em São Paulo. No aniversári o de 462 de São Paulo, dois curtas documentais foram produzidos.