A Africa acaba de anunciar Ricardo Figueira para a criação. O objetivo da agência é atender às demandas dos clientes investindo em uma nova liderança. “Nosso negócio hoje exige capacidade estratégica apurada, soluções digitais e inovadoras que vão além da produção de conteúdo”, afirma Sérgio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. 

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Ricardo Figueira consolidou o processo de integração da Saatchi & Saatchi em Londres e passou a liderar criativamente os projetos de transformação e inovação de marcas e negócios. Agora volta ao Brasil após 7 anos. No período em que ficou no exterior, Figueira teve as mesmas funções na JWT de Londres, onde atuou como Digital Executive Creative Director e se tornou mais tarde Integrated Creative Partner. Em Londres também liderou criativamente clientes globais para a Isobar. Nessas agências, ele trabalhou com contas como Unilever, Nokia, Adidas, Puma, Nestlé, HSBC, P&G, entre outras.Antes de ir para o exterior, Figueira já tinha uma carreira consolidada. Em 2000 sua agência foi comprada pela AgênciaClick, empresa da qual se tornou sócio. Mais tarde substituiu PJ Pereira como líder criativo para os escritórios de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 2007 com a compra da AgênciaClick pela Isobar se tornou VP de Criação para a América Latina.

Em uma nova estrutura, a Africa conta com Rodrigo Maroni, VP de planejamento e estratégia, que veio da Wieden&Kennedy e Fabiana Baraldi, diretora de operações, que veio da Ampfy. Ambos chegaram à agência em 2016.

“Só voltaria para o Brasil para trabalhar na melhor agência do país. O mercado brasileiro é um dos mais criativos e ambiciosos do mundo, com tudo para ser o mais inovador. Eu sinto falta dessa vontade coletiva de fazer algo nunca feito antes, de não ter limite e a Africa tem no seu DNA a inquietude de estar sempre se transformando para continuar à frente. Não poderia estar mais feliz”, afirma Ricardo Figueira que trabalhará na criação sob a liderança de Gordilho.

“O Figueira é um sonho antigo. Há muitos anos estamos acompanhando seu trabalho, transformando agências em um mercado tão inovador e difícil como o de Londres. Ele chega na hora certa e sua experiência vai contribuir para os desafios atuais e futuros da nossa indústria”, afirma Gordilho.