Divulgação/Rodrigo Pirim

Em um mundo conectado, os encontros físicos estão cada vez mais raros. Os churrascos em família diminuíram, já os grupos de WhatsApp com tios, tias, avós e filhos aumentaram. Por isso, empresas de criatividade estão pensando em novas formas de promover encontros físicos entre seus colaboradores. Um dos exemplos é a agência Africa.

No fim de 2018, a área de dados da agência, intitulada Pulse, buscava um novo momento. “Uma das coisas que a gente falava era que não adiantava botar só os dashboards que ficam na parede se a gente não criasse uma rotina entre nós e as outras áreas”, conta Carol Santos, diretora de inteligência de dados. Ela lidera o Pulse, sob comando do VP de planejamento Rodrigo Maroni.

“Uma das coisas que falávamos muito é que a gente teria de incomodar. […] Pensamos: ‘putz, a gente precisa criar uma rotina. Todo dia? Todo dia!’”, explica. Foi então que surgiu a ideia do 24em15, ou seja, as novidades das últimas 24 horas discutidas em 15 minutos. As reuniões são realizadas na copa, sempre depois do almoço. A iniciativa nasceu para criar uma rotina que fizesse a agência “transpirar comportamentos, tendências, novidades do mercado, memes e coisas novas”.

“Não é imposto, vai quem quer. Claro que tem dias que eu passo na mesa e aviso: ‘Gente, vai começar’. Mas vai quem quer, quem pode e quem está na agência. Há dias em que têm mais pessoas, alguns dias que tem menos. Depende de como está o mood da agência e dos jobs que estão rolando. Mas o fato é: não é imposto. Todos sabem que é um horário fixo, então, isso ajuda a seguir a rotina. Todo dia, 14h, no mesmo lugar. Está rolando desde o dia 7 da janeiro de 2019”, explica Carol.

O PROPMARK esteve na agência na semana passada para acompanhar um dos encontros. Todas as áreas se reuniram enquanto Carol fez uma apresentação sobre temas em alta que foram notícia e assuntos que geraram buzz nas redes sociais nas últimas 24 horas.

O levantamento é feito pela própria área de dados da agência, com o auxílio de ferramentas de social listening. Além disso, há “especialistas” em temas diversos que ajudam na curadoria do que vai ser mostrado.

As discussões geram insights diversos. Por exemplo, posts de oportunidade de marcas como Qualy, Budweiser, Heinz e Itaú surgiram depois de encontros 24em15.

A área de dados também ajuda a entender se é pertinente para uma marca aproveitar algum assunto. Há hashtags que, à primeira vista, são inofensivas, mas podem ter um contexto político de difícil identificação.
“Não é pra todo mundo fazer tudo. #TenyearChallenge não é pra todo mundo”, explica Carol. Além dessa análise, planejamento e criação também avaliam os territórios de cada marca, personalidade, approaches e mood, entre outras características, para saber se vale a pena entrar no buzz.

Carol ressalta que quem não consegue participar presencialmente recebe o PDF da apresentação depois. O encontro também é mutável. Às sextas-feiras, por exemplo, a agência chama parceiros. Já participaram Facebook, Google e BuzzFeed, entre outros. “A gente se antecipou e os clientes estão superfelizes com essa movimentação”, finaliza.