A Astral Brand Lab, “caçula” do Grupo Alto Astral, já representa 50% da receita sobre faturamento comercial de publicidade na companhia. A empresa existe há 31 anos e atualmente está dividida em editora Alto Astral, Astral Cultural, Astral Digital e Astral Brand Lab, braço criado em março de 2016 em resposta ao mercado. A área atende principalmente a Astral Digital e a editora Alto Astral.

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As soluções da nova operação incluem a realização de eventos, sites, revistas customizadas, branded content e projetos especiais crossmedia. A unidade de negócios tem uma equipe de cinco pessoas de diferentes áreas. Atualmente, o grupo todo tem cerca de 250 colaboradores.
“Em 2016, foram mais de 120 projetos sob demanda, neste ano já foram mais de 50. A Brand Lab é uma plataforma nova e está em constante mudança e construção. Tem uma sinergia com marketing, comercial e várias áreas para parcerias”, afirma Samantha Pestana, gerente de publicidade do Grupo Alto Astral, que está à frente da nova operação.

Atualmente os principais projetos da frente são os eventos Festival Todateen, com a Instax como parceira, e o Malu Super Mulher.

O Festival Todateen é realizado há sete anos e mudou com a Brand Lab. O evento virou itinerante e está sendo realizado em anfiteatros e livrarias. Em 2017, o festival começou em junho, em Belo Horizonte (ainda vai passar por Salvador, em setembro, Porto Alegre, em outubro, e em São Paulo, em dezembro). O evento, que leva o nome da publicação, com tiragem de 40 mil exemplares por mês, reúne cerca de 300 pessoas, em sua maioria adolescentes que, acompanhados pelos pais, conversam com youtubers.

Já em novembro, tem o Malu Super Mulher, realizado na capital paulista, com patrocínio do Carrefour. A rede de supermercados utiliza seu lado têxtil para promover desfiles e produzir as mulheres participantes. Criado há seis anos com a marca da revista, que circula 110 mil exemplares por semana, o evento reconhece mulheres que superam obstáculos e são inspiradoras.