A DM9DDB foi escolhida para ser a agência de publicidade integrada para todos os produtos da Subaru, representada com exclusividade no Brasil pela Caoa. A marca era atendida pela Z+ e, antes disso, pela F.biz. Não houve concorrência. A Caoa se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa Subaru no Brasil, em 1998, sendo que a marca já estava no país desde 1992. 

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Fundada em 1917, como divisão automotiva da Fuji Heavy Industries, a empresa começou a produzir veículos em 1953. A palavra Subaru significa, em japonês, o grupo de estrelas Plêiades, representadas na logomarca. Atualmente, a linha de veículos Subaru comercializada no Brasil inclui os modelos Impreza Sedan, Subaru XV, Forester (Sport e XT Turbo), Legacy, Outback, WRX e WRX STI. A montadora não está entre as de maior vendagem no país, mas globalmente trata-se de uma marca querida pelos clientes, quase como um time de futebol, que atrai clientes fiéis.

A comunicação costuma explorar esse apego dos clientes e certa singularidade, em campanhas como Manifesto, criada pela F.biz em 2015, que homenageou os “donos de Subaru”, unidos pelo amor à marca.

Em fevereiro deste ano, o jornal Ad Age publicou um artigo sobre os 50 anos de publicidade da Subaru nos Estados Unidos, onde a presença da marca completa, de fato, cinco décadas, destacando a campanha Love, da agência Carmichael Lynch, de Mineápolis, como uma das mais longevas e reconhecidas da publicidade mundial. Por sinal, a Carmichael atende a Subaru nos Estados Unidos desde 2007 e, no ano passado, criou diversas peças que homenageiam e revivem um pouco da campanha histórica.

Marcello Braga, diretor de marketing da Caoa, diz que a escolha da DM9 para atender a conta da Subaru ocorreu de maneira natural. “A agência nos apresentou uma estratégia diferenciada de divulgação da Subaru no Brasil, em sintonia com os valores da marca e os seus produtos. Nos próximos meses, desenvolveremos ações e campanhas inovadoras, que reforçarão ainda mais os atributos da gama Subaru aos nossos potenciais clientes”, fala.

A DM9 registrou crescimento da ordem de 20% nos primeiros meses de 2017 em relação a 2016, e seu presidente, Paulo Queiroz, diz que a chegada da marca Subaru – e de outras contas – é reflexo dessa “retomada”. Segundo o executivo, o objetivo é estar entre as cinco primeiras no ranking de agências e “ser a número um em satisfação de clientes até 2019”.

Nizan Guanaes, sócio-fundador da agência, afirma que este é só o começo. “Cheguei para chacoalhar a DM9 e é isso que está acontecendo. Estamos ganhando grandes contas, retomando nosso espaço no mercado. E tem muito mais por vir”, conta.