Com o projeto Parkinsounds, a unidade da Havas Life no Brasil assegurou Leão de ouro e prata para o seu cliente Teva Neuroscience na edição de 2017 do Cannes Lions. Os prêmios ressaltam o apelo mais emocional que a comunicação do segmento farmacológico passou a adotar nos últimos anos, deixando de lado a cientificidade que conduzia a estrutura dos storytellings.

Mesmo tendo foco na comunidade de médicos, a distinção passou a não fazer mais sentido porque o consumidor também é impactado por essas mensagens por meio das redes sociais. No caso de Parkisounds, por exemplo, é um aplicativo que ajuda portadores do mal de Parkinson a caminhar de acordo com o beat de uma playlist musical sob medida para cada paciente em uma parceria com o Spotify. 

O problema da dermatite atópica foi tratado em um branded content, mas sem holofotes. A cantora Juliana Tostes, que enfrenta o problema, participou da ação.

Vendidos sob prescrição médica e sem a possibilidade de propaganda das marcas, a saída das agências para promover medicamentos RX (comercializados somente com receita) foi investir na produção de conteúdos que dão ênfase ao problema enfrentado pelo paciente.

No caso do diabetes, as peças publicitárias devem contemplar histórias de pessoas que conseguiram minimizar o problema com atitudes, disciplina, mudança de hábito e controle médico.

“Mas nunca colocar uma marca no centro”, resume o executivo Zé Roberto Pereira, diretor-gerente e CSO (Chief Strategy Officer) da Havas Life no mercado brasileiro, que vem anotando crescimento da sua operação. Atualmente são cerca de 30 funcionários, mas até o fim do ano pelo menos mais 10 profissionais estarão sendo integrados à equipe.

O primeiro movimento nessa direção é a chegada da diretora-executiva de criação Laura Florence, ex-Lov, e criadora da plataforma More Girls, com mais de 2,5 mil cadastros, e com o propósito de “aumentar o número, o valor e a visibilidade das mulheres criativas nas áreas de publicidade, conteúdo e design.”

Sua contratação contou com a assessoria da publicitária Fernanda Romano. Segundo Pereira, Laura assume uma posição diferente da exercida por Diego Freitas, que deixou a agência e se transferiu para a FCB Health. “É uma nova fase e ainda vamos ter novidades na estrutura. Faz parte do novo posicionamento global Health and you. Ela é uma profissional híbrida e vai integrar o board da agência”, disse Pereira.

A Havas Life atende a marcas como Sanofi, Unimed de São José do Rio Preto, Medley e Novartis. Também está no seu portfólio a divisão Genzyme, da Sanofi, especializada em doenças raras e de difícil diagnóstico.