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Lester Wunderman, presidente emérito e fundador da Wunderman, faleceu em 9 de janeiro de 2019, em Nova York, de causas naturais. Ele tinha 98 anos. 

Considerado pioneiro na indústria da publicidade, Wunderman lançou um novo tipo de agência com foco em ampliar as vendas de seus clientes. Esse conceito deu origem à criação da atual indústria de marketing direto.

O publicitário nasceu em 1920 no Bronx, Nova York. Depois de passar por diversas agências, ele se juntou à Maxwell Sackheim & Company em 1947, onde se tornou vice-presidente executivo. Em 1958, ele fundou a Wunderman, Ricotta & Kline, agora conhecida como Wunderman.

Em 1967, em palestra no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Wunderman identificou, nomeou e definiu o Marketing Direto, liderando o crescimento teórico e prático da indústria desde então. Como resultado desse discurso, ele passou a ser reconhecido como “o pai do marketing direto”.

Ao longo de sua vida, Wunderman recebeu diversos prêmios e homenagens, fazendo parte dos Halls da Fama da Associação de Marketing Direto dos Estados Unidos e da Federação Americana de Propaganda. Em 2001, foi anunciado (juntamente com David Ogilvy e Sergio Zyman) pela da Time como um dos “Grandes da Propaganda”. Mais recentemente, ele foi premiado com a Golden Apple do Clube de Marketing Direto de Nova York, em reconhecimento por mais de 50 anos de contribuição para a comunidade, e pelo Prêmio Marketing EDGE’s por seu legado.

 O publicitário foi ainda um dos fundadores do Centro Internacional de Fotografia junto a Cornell Capa, Karl Katz e Jacqueline Kennedy. Suas fotos já estiveram expostas no Metropolitan Museum of Art de Nova York juntamente com sua coleção pessoal de esculturas africanas. Atualmente, 50 imagens permanecem no acervo permanente do museu.

Ao relembrar a criatividade de Wunderman, Mark Read, CEO da WPP, afirma: “Ele será lembrado e respeitado por suas realizações e reverenciado como amigo e colega”. “Lester possuía a curiosidade de um cientista, um olho de artista, a alma de um autor e o coração de um empreendedor”, completa Mel Edwards, CEO da Wunderman.