SunsetDDB apresenta nova casa e posicionamento após fusão

Com oito meses de operação, agência celebra parceria com clientes antigos e recém-conquistados

Alê Oliveira

Há pouco mais de dois meses a SunsetDDB cravou definitivamente os pés na Vila Olímpia, em São Paulo, concluindo um dos processos de fusão mais comentados do mercado publicitário brasileiro.

Da união com a DM9 foram mantidos parte dos clientes, funcionários e o prédio de seis andares, que recebeu uma ampla reforma para abrigar o time de cerca de 250 pessoas.

Alê Oliveira

Divididos em hubs de contas, cada piso reúne equipes multidisciplinares dispostas de forma a facilitar a comunicação entre os profissionais, que são responsáveis por contas como Ambev, FCA, Itaú, Johnson & Johnson, OLX, Reckitt Benckiser, Samsung, Seara e Vigor. No mezanino é onde ficam Guilherme Jahara (CCO) e Ligia Vulcano, copresidentes da agência, e Guto Cappio, o CEO. Nessa nova fase, a palavra de ordem é aliar soluções criativas à informação estratégica.

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“Uma agência que entregue inteligência digital, de dados e que dê todo o suporte para a criatividade”, defende Jahara. Em sua visão, o mercado tem percebido essa entrega da agência, que, em apenas oito meses, conquistou contas importantes como as de CE da Samsung, Hoegaarden e a Agência da ONU para Refugiados - Acnur.

Alê Oliveira

Cultura

Organizar as operações e alinhar as culturas ainda é um desafio. “Você não chega e fala: a partir de hoje a cultura é essa’, bota um decreto na parede e funciona. Cultura vem por modo de fazer, de integrar pessoas, de contratação, de como se sentem parte dos processos, da operação da agência”, diz.

“Os clientes que vieram da DM9 ganharam em um tipo de know-how e capabilities que a agência não tinha. Os que eram da Sunset, por outro lado, ganharam outros tipos de saberes e potência criativa, que era o DNA da DM9. No fim das contas, apesar das dificuldades e diferenças de culturas, é a união de duas potências”, aponta.

Alê Oliveira

“A escolha de vir para cá (prédio que já era da Sunset) trouxe um ar diferente. Aqui a gente conseguiu reformar tudo [...] e isso aqui para mim representa o que a agência é hoje: um espaço comum de integração de duas culturas, de duas agências”.

Assim, a SunsetDDB vem trabalhando sob o mote Logicamente, ilógica, onde reforça seu posicionamento em prol da criatividade calcada em estratégia e dados.

Alê Oliveira

“O lógico é o que a gente precisa quebrar. Nem tudo o que é lógico é o que realmente conecta as pessoas. O ilógico vem do conceito de que é a partir de emoções que a gente se conecta com as pessoas, não a partir dos dados. Eles são suporte de entendimento de onde estamos, com quem estamos falando e vamos falar. O logicamente ilógico tem esse equilíbrio”, diz.

Para Jahara, o processo da fusão pode ser explicado por uma metáfora. “Imagine dois rios, onde um era muito largo, com um tipo de vida aquática. O outro mais sinuoso, com outro tipo de água e vida. Eles se encontram e não é nem um e nem outro, é a união dos dois”, aponta.

Alê Oliveira

Para dar voz a este posicionamento, foi lançado recentemente o Orgulho de ser SunsetDDB, um robusto projeto de comunicação interna, que pretende fortalecer o sentimento de pertencer dos funcionários, além de reforçar questões culturais, que estão tomando forma nessa nova fase.

Um dos representantes desse processo é Taciano da Silva, o Tasso, que abastece e arruma a copa diariamente com frutas e café desde os tempos da DM9. “Eu dou suporte para o pessoal trabalhar”, afirma, orgulhoso. “Esse cara é o mais conhecido da agência”, brinca Jahara.

Alê Oliveira

Além da cultura e do pertencimento, a agência vem reforçando a operação com a recém-chegada de Frederico Bádue como CFO. Com a SunsetDDB, o jornal estreia a série Giro no mercado by PROPMARK, que trará semanalmente a visita da nossa reportagem a uma agência. Não perca a próxima!

Alê Oliveira
RAIO X
Agência: SunsetDDB
Ano de fundação: 2019
CEO: Guto Cappio
Copresidentes: Guilherme Jahara (CCO) e Ligia Vulcano
VP de Negócios: Fernanda Marin
CFO: Frederico Bádue
Principais clientes: Ambev, FCA, Itaú, Johnson & Johnson, OLX, Reckitt Benckiser, Samsung, Seara e Vigor
Número de funcionários: 250

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