Publicado anualmente desde 1974, o ranking A-List, do Advertising Age, destacou a Wieden+Kennedy como Agência do Ano de 2017. 

Os grandes feitos da empresa foram a conquista de 19 clientes, incluindo Airbnb, Fox Sports, The Atlantic e Lyft, que adicionaram US$ 35 milhões às receitas, além da forma como a W+K adaptou sua cultura corporativa aos novos tempos. “Agências desse tipo tendem a se tornar até um pouco preguiçosas e amarradas às glórias do pasado. Mas ela se adaptou a uma nova era do markting, em que grandes filmes de TV não são mais o suficiente para as marcas. A Nova W+K é ágil, inovadora no digital, colaborativa e consegue manter sua independência em um mercado dominado por holdings”, apontou o AdAge. Por outro lado, a empresa sofreu baixas como o diretor de estratégia Paul Colman, demitido após reclamações no RH da empresa sobre assédio. 

As outras agências que compõem o ranking A-List são, na sequência, McCann, VML, Johanes Leonardo, Anomaly, R/GA, Laundry Service, 360i, 72andSunny, Droga5 e MullenLowe – as duas últimas empataram em décimo lugar.

Divulgação

Além da A-List, o AdAge publicou as Agency Standouts, que são empresas que também se destacaram no mercado. Foram mencionadas Bullish, CP+B, Figliulo & Partners, Momentum, Preacher, Starcom, TBWA, Translation, Weber Shandwick, Work & Co. Outro ranking é das Agencies to Watch, empresas que podem se destacar no próximo ano: BBDO, DDB, Edelman, Essence, FCB, GiantSpoon, Joan, McGarryBowen, O’Keefe Reinhard & Paul e Rokkan. 

Também foram reconhecidas a Goodby, Silverstein & Partners (Comeback Agency of the Year – ou “o retorno do ano”), Spotify (In-House Agency of the Year), The Community (Multicultural Agency of The Year), MRM / McCann (B2B), Assemby (Media Agency),  BBH Cingapura (Agência Internacional do Ano).

Entre as produtoras, as melhores do ano foram  Somessuch, Anonymous Content, Biscuit, Hungry Man, Imperial Woodpecker, MJZ, M Ss Ng P Eces, O Positive, Park Pictures, Partizan, Prettybird, R.S.A., Radical Media, Rattling Stick e Smuggler.

 

Presença brasileira

A David Miami foi a Innovator Agency of the Year, ou seja, a agência mais inovadora do ano. O AdAge destacou trabalhos para marcas como Burger King e Heinz, e conquistas de contas como Budweiser. Há muitos brasileiros e argentinos entre seus executivos, como Anselmo Ramos, Gastón Bigio (ambos deixam a agência ao final de fevereiro para empreender) e Fernando Musa. Também fazem parte da liderança Veronica Beach, Tony Kalathara, Paulo Fogaça, Jon Carlaw e Carmen Rodriguez.  Esse time fez cases como “Google Home of the Whopper” e “Pass the Heinz” em 2017.

A MediaMonks, que compôs o ranking de Production Company Standouts, teve trabalhos do escritório brasileiro mencionados, incluindo ação para KFC e Wieden&Kennedy que destacou o sanduiche Zinger, e outra para Old Spice, um evento no Twitch em que os usuários controlavam um polvo chamado Squid.