Com "Up: Altas Aventuras", Ferrari e imersões com artistas, novidade foi apresentada durante o Summer Release, em Los Angeles (EUA)

Depois de Turma da Mônica, Shrek, Barbie, Poderoso Chefão e vários outros, foi a vez do Airbnb anunciar os “Icônicos”, uma nova categoria de experiências oferecida por nomes do cinema, música, televisão, arte, esportes e mais.

A novidade foi apresentada durante o “Summer Release”, realizado nesta quarta-feira (1) em Los Angeles (EUA), e apresentado por Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb.

Durante o evento, o executivo ficou responsável por apresentar cada umas da 11 primeiras experiências que já estão disponíveis na plataforma e, agora, os hóspedes poderão ficar na casa de “Up: Altas Aventuras”, no Museu da Ferrari, na mansão do X-Men, no Museu d'Orsay, na casa de “Purple Rain” do Prince, no ônibus de turnê do Feid, na central de controle da Riley de “Divertidamente 2”, na casa da estrela de Bollywood Janhvi Kapoor, além de viver experiências ao lado de Kevin Hart, Doja Kat, Khaby Lame.

Brian Chesky anunciou o lançamento dos 'Icônicos' durante o Summer Release (Carolina Vilela)

"Os ‘Icônicos’ levam você para mundos que só existiam na sua imaginação — até agora. Enquanto a vida se torna progressivamente digital, estamos focados em trazer mais magia para o mundo real. Com os Icônicos, nós criamos as experiências mais extraordinárias na Terra", afirmou o CEO.

Teo Connor, VP de Design do Airbnb, também explicou que o principal objetivo da startup com o lançamento é aproximar as pessoas de cenários que antes só existiam em seus imaginários, além de promover uma experiência realmente imersiva aos fãs.

“O que mais me anima sobre o design nos Icônicos é o poder que ele tem de conectar as pessoas de todo o mundo. Todos os itens que estão presentes nessas experiências foram pensados e desenhados para captar a imaginação de todos e agora nós temos experiências para todos os gostos. A ideia é aproximar as pessoas dos seus artistas, filmes e desenhos favoritos, tanto que as descrições têm a linguagem dos ‘guests’, como o Carl de Up e a Jubilee de X-Men”, explicou.

A executiva também contou tanto os estúdios, como Pixar e Marvel, quanto os artistas participaram de toda a concepção das experiências. “Nós temos um ótimo relacionamento com todas as pessoas que estão participando desse momento. Eles viram e acompanharam todo o trabalho que fizemos e nós não poderíamos ter criado e construímos os ‘Icônicos’ sem eles”, completou.

Teo Connor é VP de Design do Airbnb (Crédito: Colin Hughes)

Icônicos  
Em “Up, Altas Aventuras”, as pessoas terão a oportunidade de se hospedarem na casa de Carl Fredricksen e Ellie. Entre todos os itens que remetem ao cenário do filme, como as cadeiras na sala e os quadros, a casa localizada em Abiquiu, no Novo México (EUA), flutua — literalmente.

Seguindo na linha de desenhos animados, o Airbnb aproveitou que o filme “Divertidamente 2” está próximo de ser lançado e anunciou a central de controle de emoções da Riley como uma das acomodações da novidade.

Já os fãs do automobilismo poderão passar a noite no Museu da Ferrari, em Maranelli, na Itália. Lá, os hóspedes irão dormir em uma cama feita com o mesmo couro usado nos assentos dos carros, além de dar uma volta com o piloto embaixador da Scuderia Ferrari, Marc Gené e ganhar um ingresso VIP para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna.

Ainda sobre Museus, os amantes da arte poderão dormir na sala do relógio do Museu d'Orsay, que foi transformada em quarto por Mathieu Lehanneur, designer da tocha e da pira dos Jogos de Paris 2024. Do terraço, o hóspede poderá assistir a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos nas margens do rio Sena.

Os amantes da cultura geek também foram agraciados pelo Airbnb com o lançamento da X-Mansion, onde os hóspedes poderão viver a experiência de passar um tempo no “Instituto Xavier para Estudos Avançados”. A mansão fica localizada em Westchester, Nova York (EUA), foi toda pintada a mão para representar a mesma casa dos desenhos animados da saga, incluindo a nova série “X-Men 97’”, lançada recentemente.

Diretamente de 1984, agora os hóspedes poderão ficar na casa do filme “Purple Rain”, protagonizado por Prince, que também comprou o local na época. Localizada em Mineápolis, em Minnesota (EUA), essa experiência abrirá as portas da residência pela primeira vez e dará a oportunidade de os fãs conhecerem o local e ouvirem faixas raras do artista.

Ao lado de artistas, o Airbnb também vai promover experiências com o humorista Kevin Hart em um show de stand-up, tanto dele quanto dos principais artistas do momento, para 30 pessoas em um bar secreto, além de uma degustação de tequila. No mesmo estilo, a plataforma também irá dar a oportunidade de as pessoas participarem de uma ‘session’ intimista.

Em uma aposta para se aproximar do público mais jovem, a empresa irá contar com um Icônico promovido pelo tiktoker Khaby Lame, que irá convidar os hóspedes para visitarem a sua cidade natal, Milão, na Itália, para uma experiência de jogos. Neste caso, as pessoas ficarão hospedadas em um loft para jogos, projetado pelo artista e poderão enfrentá-lo no Fortnite Battle Royale.

Mirando no público latino e indiano, a nova categoria também conta com experiências ao lado da estrela de Bollywood, Janhvi Kapoor, e do cantor Feid. Com Jahnvi, o público poderá passar alguns dias na casa da atriz, em Chennai, na Índia. Já com Feid, os fãs poderão passar uma semana ao lado dele, no ônibus da turnê “FERXXOCALIPSIS”, além de ter acesso aos bastidores de todos os shows.

Neste primeiro momento, o Brasil não foi contemplado com um "Icônico", mas segundo Teo Connor, a plataforma tem planos de levar a experiência para o país. "Nós estamos pensando em fazer muitos outros 'Icônicos' em diversos outros lugares, como Brasil e outros países da América Latina, que é um mercado muito importante para nós", completou a VP de Design.  

As experiências são limitadas, tanto em relação ao tempo quanto aos hóspedes, e serão apresentadas em uma categoria própria na página inicial do Airbnb, onde uma contagem regressiva irá exibir o tempo restante para aquela acomodação estar disponível.

Os hóspedes que forem selecionados para vivenciar os “Icônicos” receberão um convite exclusivo e, no total, 4 mil deles serão entregues ao longo de 2024.