O ano de 2016 será difícil. Enquanto o Brasil estiver enfrentando as turbulências políticas pelas quais vem passando, a economia tende a se ressentir, consequemente, com reflexos desastrosos para o mercado publicitário. Acredito que será um ano de muita inteligência e reorganização dos modelos de negócios dos diversos players que atuam neste mercado.

De qualquer forma, o fato é que, no âmbito da comunicação, os negócios não podem nem devem estagnar. As empresas precisam falar com os consumidores. Sem isso, vendas não se realizam. Sendo assim, por mais que estejam receosas, não devem suspender os investimentos em propaganda.

Em relação à produção, temos algumas sinalizações importantes que podem, sobremaneira, salvar o ano de 2016. Já em 2015, estamos constatando um aumento nas produções internacionais, motivado pela alta do dólar. E isso, com certeza, deve se intensificar no próximo ano. Apesar do desgaste da imagem brasileira no exterior, por conta da efervescência do momento político-econômico, o Brasil volta a se apresentar como uma excelente opção para os players internacionais. Isso, graças à combinação de variação cambial com qualidade comprovada da produção e dos serviços de produção brasileiros. Além disso, 2016 é ano de Olimpíadas no Brasil. Um evento dessa magnitude cria uma demanda significativa de produções para anunciantes nacionais e internacionais. Estejam elas direta ou indiretamente envolvidas, sejam ou não patrocinadoras oficiais, as marcas não passam imunes a um único tema que mobiliza tantas janelas de mídia.

Por fim, a transformação da comunicação no mundo também cria musculatura no Brasil. Dada a necessidade de manter e intensificar o diálogo com o público, as empresas devem apostar em uma comunicação mais assertiva e personalizada, alinhada com causas e que passe de maneira menos intrusiva a mensagem, conectando-se com as pautas mais relevantes do momento. Em tempos de ampliação dos formatos de mídia e dos pontos de contato com o público, branded content e branded entertainment podem ser grandes aliados para falar com o consumidor. Portanto, a produção de conteúdo parece ser uma ótima solução de comunicação para as marcas, além de o investimento ser muito menor, se comparado com os valores de mídia.

Esses fatores fazem com que tenhamos a esperança que, no âmbito da produção, o desaquecimento não se mostre tão severo. Dessa forma, esperamos que o impacto em nosso setor, especificamente, seja minimizado.