izusek/iStock

As redes sociais da Latam estão bastante movimentadas nessa semana de feriado prolongado, por várias razões, como o alto fluxo de passageiros e a Black Friday.

Mas há ainda um outro motivo: um vídeo de uma discussão entre passageiros que perderam um voo e funcionários da Latam no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O caso teria ocorrido dia 7 de novembro, mas uma filmagem com cerca de cinco minutos está circulando há dois dias nas redes e viralizou.  Somente um dos posts tem mais de 2,6 milhões de visualizações, 31 mil compartilhamentos e 19 mil comentários.

A gravação mostra um homem e uma mulher xingando e ameaçando atendentes da companhia aérea, enquanto reclamam d​e espera​r​ mais de uma hora por atendimento. O homem alega ter prioridade e que sua mulher está grávida. O vídeo também mostra uma criança tentando acalmar os dois.

Os adultos gritam com os funcionários usando palavrões e xingamentos. “Tu não é homem. Tu é veado. Fala isso pra mim lá pra fora”, diz o passageiro. “Vocês estão aqui demorando de sacanagem. T​ô vendo você imprimir essas p* desses embarques dos outros. A gente está aqui esperando na maior paciência, na maior educação. A gente está aqui há um c* de tempo esperando”, diz a mulher, pouco antes de rasgar os bilhetes que saíam de uma impressora. 

Desde a divulgação do vídeo, internautas estão cobrando a empresa por um posicionamento e para defender os funcionários, que não revidaram às provocações.  Alguns comentários usam a #somostodosfuncionarios.

A Latam respondeu os comentários de usuários com uma declaração. ​​”Esclarecemos que os nossos colaboradores, mesmo diante de uma contingência com nossos clientes, mantiveram a calma e procuraram prestar atendimento em todos os momentos. Lamentamos e nos sensibilizamos com a situação vivenciada por nossos colegas neste atendimento e acreditamos que o diálogo é o melhor meio para atender os clientes com profissionalismo, segurança e atenção. Reforçamos que as nossas equipes são capacitadas para seguir todos os procedimentos de segurança e tomar as medidas cabíveis em situações deste tipo, incluindo o acionamento das autoridades. Qualquer dúvida, estamos à disposição”, diz a resposta. 

Procurada pelo PROPMARK, a empresa mandou um posicionamento sobre o caso. Leia a íntegra abaixo.

“A Latam esclarece que os seus colaboradores, mesmo diante de uma contingência com os seus clientes, mantiveram a calma e procuraram prestar atendimento em todos os momentos.

A companhia lamenta e se sensibiliza com a situação vivenciada por seus colaboradores neste atendimento e acredita que o diálogo é o melhor meio para atender os clientes com profissionalismo, segurança e atenção.

A Latam reforça que as suas equipes são capacitadas para seguir todos os procedimentos de segurança e tomar as medidas cabíveis em situações deste tipo, incluindo o acionamento das autoridades.”