O McDonad’s entrou com um processo no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por considerar os filmes ‘Leilão’ e ‘Novos Beirutes’, do Habib’s, propaganda comparativa irregular, denegrimento de imagem e uso por terceiros de imagem proprietária. O primeiro filme, ‘Leilão’, acontece em meio a um leilão em que um palhaço e um rei fazem lances para tentar o menor preço por um sanduíche de frango. Os personagens estão indiretamente relacionados com o palhaço de McDonald’s, Ronald McDonald’s, e o rei símbolo de Burger King. No segundo filme, os mesmos personagens participam de um karaokê em uma paródia de uma das músicas de McDonald’s.

Os filmes de Habib’s foram criados pela Publicis Brasil, que se pronunciou sobre o assunto. “O Habib´s tomou conhecimento da representação em questão e informa que seguirá todas as etapas do processo de avaliação e respeitará a decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)”.

Segundo o Conar, o processo está em fase de defesa e será julgado entre o final de novembro e início de dezembro. O Burger King não entrou com o processo e disse que por políticas internas, não se posiciona sobre campanhas e ações da concorrência. Assim como todos os casos, a marca não tomará providências. O McDonald’s afirmou que não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias.   

Veja os vídeos: 

https://youtube.com/watch?v=XIoMwaj9VIo

https://youtube.com/watch?v=0oMnqhatSkg

 Atualizado às 16h06