O prefeito de São Paulo, João Doria, liberou para a Nike realizar melhorias no Parque Ibirapuera, localizado em São Paulo, e terá publicidade como contrapartida. O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (20) e permite a reforma e manutenção do campo de futebol, além de melhorias na estrutura de sinalização de pistas de corrida e caminhada. A marca está autorizada a realizar atividades gratuitas para os frequentadores do parque.

Divulgação

A publicidade poderá ser inserida nos locais onde a Nike fará as reformas. Segundo o acordo, as placas das pistas de corrida e caminhada, além da infraestrutura verde não poderão receber propagandas. O temo respeita observações da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, do Conselho do Patrimônio Histórico (Conpresp) e do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera.

Em maio de 2017, a prefeitura iniciou o processo de concessão de 14 parques municipais e convocou empresas a apresentarem projetos para assumir a administração do parque. Apesar das especulações, desde que Doria iniciou as conversas sobre o tema, ele deixou claro que independente da intervenção privada, tudo será totalmente gratuito. 

Segundo a Nike, o projeto reforça seu posicionamento. “A Nike confirma a cooperação para a revitalização de equipamentos públicos como o campo de futebol, e sinalização das pistas de corrida e caminhada do Parque do Ibirapuera, uma ação que reforça o compromisso de longo prazo da Marca com a cidade e os cidadãos de São Paulo”, diz o comunicado. 

Central Park     

O famoso parque de Nova York, o Central Park, é financiado em grande parque por doações de celebridades, bilionários e ONGs, enquanto a prefeitura fica com a responsabilidade de 25% dos investimentos. As pessoas podem financiar melhorias, como o plantio de árvores ou adotar um dos nove mil bancos da área no valor de US$ 10 mil, tendo como brinde o nome gravado em uma placa.