Divulgação

O Governador de São Paulo, João Doria, participou na última segunda-feira (6) da solenidade de abertura da Apas Show 2019, feira promovida pela Associação Paulista de Supermercados, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Doria destacou a atuação do Governo do Estado de São Paulo para incentivar o crescimento do ramo, em especial por meio da desburocratização.

“É o que nós temos feito no âmbito da Prefeitura [de São Paulo] e no âmbito também do Governo do Estado: menos burocracia, menos regras, mais confiança, mais deliberação para que o setor privado possa trabalhar sem ser atrapalhado. Possa produzir sem ter medo de governo. Governo tem que ser parceiro, tem que acreditar na livre iniciativa”, afirmou.

A cidade de São Paulo voltou a liderar a geração de empregos no setor seguida pelo município de São José dos Campos. Supermercados e hipermercados lideram a criação de empregos novamente, com o melhor mês de março dos últimos três anos, o que demostra que este canal começa a reagir e ter expectativas melhores no futuro.

A Apas divulgou, recentemente, números do setor. O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – obteve queda de -4,41% em março deste ano em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado o valor fica negativo em 1,13% na comparação trimestral.

“Com o desencontro de datas sazonais observadas em 2019 em relação a 2018, como o Carnaval (que este ano aconteceu no começo de março e em 2018 foi em meados de fevereiro) e Páscoa (que em 2019 foi em 21 de abril e em 2018 foi celebrada no primeiro dia do mês), não se podem avaliar as vendas dos supermercados como ruins”, ressalta a associação em comunicado.

A inflação voltou a ser observada pelo setor, com crescimento de 1,13% em março contra fevereiro. Problemas com o clima fizeram os preços do feijão, batata e cebola aumentarem. Além disso, os produtores de aves e suínos focaram as vendas em exportação mais do que no comércio interno. Para o Dia das Mães, produtos de higiene e beleza estarão mais caros, devido ao câmbio.

A Apas Show é a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. Neste ano, o evento está na sua 35ª edição e acontece até o dia 9 de maio.