Eduardo Grinberg, CEO do PiniOn: feedback espontâneoDiante de um briefing que recebeu nas últimas eleições para identificar a reação dos eleitores indecisos durante os debates dos candidatos a governador no Rio de Janeiro, o PiniOn, plataforma mobile crowdsourcing para pesquisas, desenvolveu uma ferramenta que monitora em tempo real a opinião da audiência. Batizada de PiniOn Live, a tecnologia pode ser utilizada por anunciantes e profissionais de mídia para saber, por exemplo, se o público está gostando do conteúdo de determinado programa de TV ou do merchandising que está sendo mostrado numa novela. Outra vantagem é que com o aplicativo é possível voltar a falar com a mesma base dias após a exibição do programa ou comercial para testar quais mensagens ficaram na memória do consumidor.

Além do Instituto Idea, que encomendou o primeiro trabalho, o PiniOn Live já foi utilizado por clientes como a Globo e o Ibope. “No caso da Globo, eles queriam saber informações como qual era a percepção das pessoas em relação ao merchandising e também o que o público estava fazendo enquanto assistia TV ou quantas pessoas estavam na sala, por exemplo”, conta Eduardo Grinberg, CEO do PiniOn. O executivo destaca que a ferramenta é muito importante para ajudar os editores de conteúdo. “O PiniOn consegue atingir muita gente durante um evento ao vivo, com um olhar em real time do que está acontecendo”, enfatiza.

Grinberg ressalta que a ferramenta é “uma forma inovadora e extremamente eficaz para medir o retorno dos investimentos em publicidade em tempo real”. “Conseguimos traçar não só o perfil do público que está recebendo a mensagem, mas também ter a opinião espontânea da audiência durante a exibição do programa. Além disso, temos a possibilidade de voltar a falar com essa base para testar quais mensagens ficaram na memória.” Grinberg considera o PiniOn Live um avanço na área de pesquisas pela riqueza de informação que pode dar. “As empresas mais tradicionais de pesquisa têm uma visão muito acurada da audiência por região, idade e classe social, mas para saber sobre a opinião delas é preciso abordá-las, e fazer isso pelos meios tradicionais sai muito caro. Com o PiniOn Live, é possível fazer uma clausterização do público”, explica ele.

Com um conceito de gamificação, em que o usuário é remunerado de acordo com o número de pesquisas que responde, o PiniOn alcançou um milhão de missões cumpridas. Hoje, são 160 mil usuários cadastrados. Há dois anos no mercado, o app foi um dos primeiros a realizar pesquisa mobile, em que o consumidor pode responder perguntas da sua própria casa, em lojas ou de qualquer lugar que estiver usando apenas o seu smartphone. No ano passado, o faturamento declarado da startup foi de R$ 1,5 milhão, sendo que a expectativa é triplicar esse resultado em 2015.