A mais recente campanha do Itaú, que aproveitava o viral de um bebê rindo quando uma folha de papel é rasgada, convidando seus clientes a trocar a fatura impressa por uma digital, gerou um manifesto por parte da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel). A entidade produziu uma carta, endereçada a Roberto Setúbal, diretor-presidente do Itaú Unibanco, alegando que mensagens equivocadas apresentadas no filme estariam causando prejuízo à imagem do setor de papel e celulose.

“Somos a favor do estímulo ao consumo consciente de qualquer produto, mas isso tem de ser feito a partir de informações corretas e esclarecedoras e por meio de mensagens que não prejudiquem empresas que, como essa instituição financeira, também estão comprometidas com a preservação do meio ambiente e operam a partir dos princípios da sustentabilidade de suas operações”, pontua o documento. “Além disso, a imagem do extrato bancário sendo rasgado para diversão do bebê, acompanhada da frase ‘use papel para o que realmente vale a pena’, desvaloriza o papel, um produto tão presente e necessário na vida de todos os seres humanos”, completa a carta.

A entidade ainda indica que, em 2010, 43,5% de todo o papel que circulou no país foi encaminhado à reciclagem pós-consumo, indicando que uma abordagem que incentivasse o ato poderia ampliar esse número. Ao final, a Bracelpa solicita uma revisão e alteração imediata das informações contidas no comercial.

Outro lado

O Itaú respondeu diretamente a Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Bracelpa, com nova carta. No documento, o banco agradece a gentileza da entidade em contatá-los e apresentar seu ponto de vista em relação ao tema, esclarecendo seu posicionamento: “Há mais de 10 anos, abraçamos a causa do uso consciente como uma importante vertente de sustentabilidade em nosso negócio. Acreditamos que nossa melhor contribuição para um mundo sustentável é conscientizar e inspirar as pessoas a construírem relações mais sustentáveis com o dinheiro e com tudo que tenha correlação direta ou indireta com os nossos negócios. O uso consciente do papel se encaixa nessa perspectiva. Trabalhamos com gráficas que possuem a certificação FSC e, em 2010, certificamos também a nossa própria gráfica”, pontua a carta.

“Continuaremos utilizando o papel no nosso negócio e também enviando correspondências impressas, seguindo sempre a filosofia do uso consciente. Ao oferecermos a opção de envio de informações somente por meio digital, atendemos também a pedidos de muitos clientes de não mais receber estas correspondências impressas. O filme agora está em uma segunda fase, na qual reforçamos justamente a agilidade e segurança na opção digital dos extratos. Agradeço novamente sua preocupação e esteja certa que o objetivo de nossa campanha é contribuir, de fato, para relações mais conscientes e sustentáveis com nossos clientes”, finaliza o documento.