Com o fim dos MasterChef Brasil, a aposta agora é que o assunto de destaque na mídia, que até então girava basicamente em torno de atrações gastronômicas, volte a ser a música com o retorno de um queridinho do público e também das marcas: o The Voice. A versão americana, que tem duas edições por ano, estreia sua nona temporada nesta segunda-feira (21), a partir das 22h30, no Canal Sony. Como novidade, Gwen Stefani retorna ao time de jurados e se junta a Pharrell Williams, Adam Levine e Blake Shelton, além de Carson Daly na apresentação. De volta também estão marcas como Via Marte, Diageo e O Boticário, entre outras, num total de nove, que são patrocinadoras do programa desde sua primeira edição exibida no Brasil.

“A venda de anúncios foi incrível. Logo que o programa chegou à nossa grade, fomos muitos felizes. E uma edição foi melhor do que a outra. Desta vez, colocamos uma data para os patrocinadores responderem se continuariam na atração e todos renovaram. Este é o maior exemplo de que o produto é bom: ninguém coloca dinheiro onde não dá retorno”, contou Mauricio Kotait, VP de AdSales dos canais Sony e AXN no Brasil.

De acordo com o executivo, o programa é a principal atração do Canal Sony e vem superando, a cada ano, a expectativa e a busca das marcas por uma fatia deste público. Em termos de audiência, a última temporada exibida pelo canal impactou, nacionalmente, 11 milhões de pessoas. “A audiência é grande porque não existe rejeição para a música, especialmente nesse caso. O programa não é de música pop, mas de todos os estilos”, comenta Kotait.

Segundo Alberto Niccoli Junior, VP sênior e gerente-geral dos canais Sony e AXN no Brasil, o momento da TV por assinatura é bom e isso deve se manter por alguns anos, especialmente pela possibilidade de segmentação que os canais permitem, como no caso do The Voice. “As pessoas estão entendendo que segmentação é algo muito válido. Melhor que comunicar para muita gente, em que a dispersão é grande, é falar com quem compra seu produto. O crescimento da TV paga é fantástico e os anunciantes farejam isso a distância”, observa Niccoli.

Para esta edição, o The Voice será exibido no Brasil com tempo menor de atraso em relação ao que passa nos Estados Unidos. A estreia ocorre no mesmo dia, apenas algumas horas depois. Já o restante do programa será exibido com menos de uma semana de diferença, sempre aos domingos e segundas-feiras, a partir das 22h30. “O público quer estar cada vez mais perto”, pontua Kotait.

Campanha
Para divulgar o retorno do The Voice, o Canal Sony levou para a Estação Pinheiros da CPTM um pedaço do programa. Por lá, os bancos de espera da plataforma foram substituídos por cadeiras vermelhas que fazem referência ao programa. A ação teve início na última semana e segue até o próximo domingo (27), com criação da Publicis, que assina também peças de mídia impressa, out of home e digital.
Além disso, a Estação Paulista, da Linha Amarela do Metrô de São Paulo, recebe até esta terça-feira (22) uma réplica da poltrona original da atração, igual àquelas utilizadas pelos jurados, exposta para o público sentar, tirar fotos, apertar o famoso botão que decide quem entra ou não para o time e compartilhar em suas redes sociais.

The X Factor
Outra aposta da Sony no quesito música é o The X Factor, que estreou na última semana a 12ª temporada. Nesta edição, os candidatos da atração, que revelou nomes como One Direction e Little Mix, terão dicas e advertências de Cheryl Fernandez-Versinie e Simon Cowell, além dos novos jurados Rita Ora e Nick Grimshaw. O programa continua com Olly Murs e Caroline Flack como apresentadores oficiais e vai ao ar toda terça e quarta-feira, às 22h30.

The Voice Brasil
Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Michel Teló, substituindo Daniel, também voltam ao ar em breve para a nova temporada do The Voice Brasil, que segue sob comando de Tiago Leifert. A estreia será no dia 1º de outubro e a final, no dia 25 de dezembro, excepcionalmente numa sexta-feira, para aproveitar o Natal.

Para esta edição, a atração conta com seis patrocinadores: Caixa Econômica Federal, Procter & Gamble, L´Oréal, Jeep, Bauducco e A Proibida. O plano comercial do The Voice Brasil 2015 prevê ainda inserções na TV e em mídias digitais do canal, como o GShow e o aplicativo do programa.

O The Voice Brasil foi anunciado na última semana, durante coletiva de imprensa com os jurados do programa, além de Leifert e Creso Eduardo Macedo, diretor-geral da atração. “Uma novidade desta temporada será a ‘Rodada de Fogo’. Nesta fase, cada time terá sete participantes e os técnicos poderão escolher três, que estarão salvos e vão direto para os shows ao vivo, sem disputar a rodada. Os outros brigam pelas vagas restantes para os shows ao vivo. O The Voice Brasil 2015 vai ser assim”, adiantou Macedo.