A Band anunciou nesta terça-feira (27) mais uma temporada da versão brasileira do MasterChef. Um dos programas de maior repercussão nas redes sociais do Brasil voltou agora apenas como foco nos cozinheiros profissionais.

O MasterChef Profissionais estreia com os espaços comerciais totalmente ocupados. Activia/Danone, Aspen Pharma, Aveias Quaker, Brilhante, Caixa Econômica Federal, Carrefour, Cacau Show, Cif, Dolce Gusto, Gallo, Ipiranga, Leite Ninho, Motos Honda, Nissan, O Boticário, Omo, Sensodyne, Sky, Tim e Tramontina são os patrocinadores.

“O programa tem os episódios mais emocionantes de todas as edições do MasterChef! É eletrizante ver grandes cozinheiros apostando suas reputações para ser o primeiro MasterChef Profissional do Brasil”, afirma a apresentadora Ana Paula Padrão.

Os 14 cozinheiros que entram na competição têm perfis diferentes, mas a experiência em restaurantes ou projetos gastronômicos é comum a todos eles. Os participantes do reality terão que mostrar aos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella que possuem qualidades técnicas para seguir na disputa.

“Vamos avaliar o apuro técnico, a postura na cozinha e, o mais importante, o sabor. Tem que ser comida de restaurante”, explica Erick Jacquin.

Ao longo de 11 episódios, eles vão enfrentar provas ainda mais difíceis e longas. Cada uma delas terão, em média, uma hora e meia, podendo chegar a até quatro horas.

A maior parte dos desafios envolve serviços de restaurantes. Nessas provas, os jurados assumem o papel de chefs, coordenando as comandas com os pedidos e a saída dos pratos para os convidados. “Por se tratar de cozinheiros profissionais, nossa avaliação vai além do prato. Observamos a postura, o desempenho e a organização de cada um deles”, conta Henrique Fogaça.

Uma novidade desta edição do programa é o vestiário. Em todos os episódios, os competidores colocam os dólmãs antes do início das provas.

O vencedor vai ganhar R$ 170 mil, um Nissan Kicks 0km e o troféu de MasterChef Profissional. Os dois finalistas serão premiados com R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.

 O MasterChef Profissionais, formato da Endemol Shine-Group, é uma co-produção da Band com o Discovery Home & Health. O programa já teve nove temporadas exibidas no Reino Unido e uma na Austrália. No Brasil, apresenta a sua primeira temporada, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na Band com reapresentação às sextas-feiras e aos domingos, às 19h30, no Discovery Home & Health.