Desde abril, a Batavo divulga seus produtos sob o slogan “Pensado para sua natureza”. O conceito, resultado de um complexo estudo comportamental baseado na biomimética — ciência que estuda as estratégias da natureza e permite a aplicação de soluções genuínas ao cotidiano do homem —, serviu de norte para a criação de três linhas de iogurtes adoçados com frutose — o açúcar natural da fruta —, parte deles armazenados em embalagens transparentes que evidenciam a ideia de “fruta no potinho”.

O novo posicionamento ajudou a consolidar a marca como terceiro player do setor. Segundo dados divulgados pela Nielsen em outubro, a linha “Pedaços”, por exemplo, cresceu 73% em volume entre os meses de abril e setembro. “As pessoas estão com déficit ‘de’ e ‘com’ a natureza. Entendemos que a alimentação é uma forma de estabelecer essa conexão e, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, estudamos a fundo o comportamento do homem, procurando entender suas reais necessidades. Ficou nítido que poderíamos encontrar na natureza o conhecimento para criar e adaptar o nosso portfólio”, conta Roberta Morelli, gerente de marca e inovação da unidade de lácteos da BRF. O processo levou cerca de um ano e meio.

De acordo com a executiva, na composição dos itens lançados há “até dez vezes mais frutas” em comparação com os concorrentes. Os iogurtes também não utilizam corantes artificiais. Essa combinação traz vantagens para a saúde, entre elas um menor índice glicêmico e a independência de insulina para o metabolismo.

Prêmio

O projeto ainda rendeu à marca um prêmio da Abre (Associação Brasileira de Embalagens), por conta da nova identidade visual. “Isso significa que estamos no caminho certo. Realizamos uma pesquisa para verificar a aceitação da nova logomarca e dos novos elementos utilizados nas embalagens, entre eles a aquarela e a transparência de alguns potes. A aceitação do público, aferida pelo serviço de atendimento ao consumidor da BRF, foi incrível. Além disso, percebemos que as embalagens ganharam visibilidade nas gôndolas e, consequentemente, saltaram aos olhos do consumidor”, declara Roberta.

Para o desenvolvimento das embalagens, a empresa contratou a consultoria de design A10. “Buscamos reafirmar a Batavo como uma das principais marcas de lácteos no Brasil e iniciar um novo momento na sua história”, disse Margo Takeda, sócia-fundadora da consultoria. No processo, o símbolo da holandesa ganhou mais expressão e carisma em formato de tag. Para evidenciar os produtos, utilizou-se aquarela e acabamento metalizado, que potencializou a luminosidade. Todos os itens são recicláveis. As ações nos pontos de venda ficaram a cargo da Bullet.

Roberta afirma que o plano é chegar ao primeiro lugar entre os players do mercado. “Creio que esse conjunto de iniciativas reforça a inovação em uma categoria na qual todos os produtos são parecidos. Apostamos nesse posicionamento para conquistar a liderança do setor”, finaliza a executiva. Fundada em 1928, em Carambeí (PR), por um grupo de imigrantes holandeses, a Batavo tem em seu portfólio leites, iogurtes e produtos de mercearia. A marca foi a primeira a comercializar refrigerados à base de soja. A agência de publicidade de Batavo é a NBS.