Jornalistas estrangeiros como Katty Kay tiveram parceria com o escritório nacional para a produção da série

 

Mostrar o Brasil por lentes, ângulos e olhares diferentes, fugindo completamente do pré-conceito e dando uma nova impressão do país perante o público global. Esse é o intuito da nova série de programas documentais da BBC, o “Country Direct”. A iniciativa vem da sede do canal britânico, agora em Londres, estreia mundialmente nesta segunda-feira (17) e vai até o próximo dia 27.

A série conta com seis programas, cada um falando sobre um lugar e um aspecto da sociedade brasileira, indo do Festival de Cinema de Gramado à Amazônia, do Rio de Janeiro a Tabatinga, das tendências da música ao ecoturismo e da tecnologia à geopolítica. “Queremos mostrar a realidade brasileira para o público global, tanto que a série será distribuída também na divisão em inglês”, afirma Gary Duffy, editor executivo da BBC.

Antes de pousar em solo brasileiro, o projeto já rodou por Índia, Indonésia, Polônia, Canadá e Tailândia. “Sempre torci por mais conteúdo da América Latina e agora o Brasil é o primeiro país do bloco a receber a série Direct”, diz Duffy. O editor executivo ressalta que a principal missão da BBC é voltar os olhos para o que muitos consideram como um “continente esquecido”. “Buscamos fazer uma cobertura que fuja dos estereótipos que as pessoas têm sobre o país, para destacar o Brasil para o mundo e reforçar a presença de longa data da BBC. Temos o comprometimento de ‘recolocar’ a nação no mapa”, afirma.

Diretora de programação da BBC World News, Emma De’Ath, ressalta que a série “Country Direct” é para “captar um olhar profundo em um país específico, tanto com seu histórico quanto as perspectivas para o seu futuro”, reitera, explicando que a decisão por trazer a série ao Brasil foi extremamente fácil, pois “uma vez terminados os Jogos Olímpicos de Londres, o mundo voltaria naturalmente os olhos para o próximo país que irá receber os grandes eventos”.

Programas

A série é composta por seis programas: “Working Lives”, que dissecará o Rio de Janeiro sob ótica de seis pessoas em diferentes camadas socioeconômicas; “One square mile”, que viaja até a Amazônia para relatar a região de Três Fronteiras, rodeada por narcotráfico e extrativismo; “Click”, também sediado na Amazônia, mas com foco na tecnologia de internet instalada para as aldeias da região; “Talking Movies”, destacando o Festival de Cinema de Gramado; “Fasttrack”, que analisará a relação entre ecoturismo, preservação ambiental e atrativos; e “BBC World News”, com um panorama sociopolítico brasileiro, tendo em vista o governo Dilma. Além disso, o conteúdo se expande no site oficial da iniciativa com outros temas, como esportes; e meios multimídia, como fotos e vídeos menores.