Atualmente, 70% das equipes da segunda divisão contam com uma bet como patrocinadora máster

Se na série A do Campeonato Brasileiro alguns clubes ainda não estampam patrocínios das bets — como os gaúchos Grêmio e Inter (Banrisul) e o Cuiabá, apenas para citar alguns —, na série B, todos os 20 clubes possuem, de alguma forma, casas de apostas estão nos uniformes.

O último time foi o Guarani, que chegou a um acordo máster com a Dafabet. Agora, segundo o levantamento da PressFC, de todos os clubes que disputam o acesso à elite do futebol brasileiros, 70% contam com uma bet como principal patrocinadora, sendo eles Paysandu, Chapecoense, Ituano, Brusque e Novorizontino.

Além disso, a análise também mostra que 95% dos times têm a presença de alguma delas na parte principal do uniforme, com exceção da Chapecoense que estampa a parte das costas o site de apostas em que tem contrato, a KTO.

Dafabet é a patrocinadora máster do Guarani, de Campinas (Foto: Guarani Futebol Clube/ Facebook)

"Como uma das principais fontes de renda para as equipes da Série B, que recebem premiações inferiores às da elite do Campeonato Brasileiro, as empresas ajudam as instituições com pagamentos e contratações e favorecem a imagem do clube na mídia. Além disso, há uma captação maior de fãs, especialmente aqueles ativos no mercado de apostas, uma vez que as empresas oferecem benefícios para os torcedores e sócios do time", afirmou Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da Heatmap.

Um fator que chama atenção é a diversificação dos sites de aposta, com a Bet7k se destacando e sendo a que tem a maior presença nos times, com cinco equipes — Brusque, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Operário —, e sendo a patrocinadora principal do Ponta Grossa.

Já a EstrelaBet conta com o maior número de patrocínios master da competição, com quatro clubes, sendo eles América-MG, Botafogo-SP, CRB e Ponte Preta.

“Entendemos que o esporte como um todo e, principalmente o futebol, tem um valor de mercado muito grande em comparação com outros players. As ativações que fazemos com os torcedores possuem uma capacidade de exposição grande e mostram que o mercado do futebol é uma ferramenta valiosa. Acredito que, em um futuro próximo, as grandes marcas vão olhar o futebol como prioridade”, explicou Leandro Figueiredo, head de patrocínios na EstrelaBet.

Nesse cenário, também existem empresas que preferem focar em equipes do mesmo estado, como a BETesporte, que patrocina os rivais Vila Nova e Goiás.

"Ao unir esforços com Goiás e Vila Nova, clubes que compartilham o mesmo Estado, criamos oportunidades para o crescimento mútuo, tanto para os times quanto para nossa marca. Estamos fomentando uma competição saudável e dinâmica entre os clubes, elevando o nível do esporte local. Essa abordagem estratégica fortalece nossa marca como apoiadora do esporte", completou Kelvin Pereira, Diretor da BETesporte.

Enquanto isso, a Reals patrocina o Coritiba e o Amazonas, a Blaze no Santos, Pixbet no Avaí, Betnacional no Paysandu, Betvip no Sport e Esportes da Sorte no Ceará.